terça-feira, 1 de novembro de 2011

AVALIAÇÃO FÍSICA

É importante que o avaliador físico tenha conhecimento sobre fisiologia do exercício. Pois com esse conhecimento o avaliador físico tem maior condição e precisão nos dados coletados, por exemplo, quando comparados os resultados de uma reavaliação com a avaliação inicial, poderá ser detectado quais os grupamentos musculares que tiveram maior ou menor desenvolvimento com uma menor margem de erro ou sem erro algum.
Com os resultados da avaliação e reavaliação física poderemos modificar a prescrição de treinamento ou alterar as séries, poderemos também se quisermos priorizar o treinamento de um grupo muscular, exemplo; força muscular, hipertrofia muscular, resistência muscular localizado, resistência cardiorrespiratória, velocidade, explosão ou flexibilidade podem receber mais ou menos atenção do educador físico em função das necessidades da atividade física praticada pelo cliente ou do seu objetivo especifico.
A avaliação física é realizada para determinar e monitorar a saúde e o estado de condicionamento físico de cada individuoa, tendo como objetivo principal analisar tudo o que pode ser melhorado no desempenho corporal, direcionando o melhor treinamento físico a ser realizada.

Somente com os dados obtidos na avaliação física o educador físico poderá ter uma melhor possibilidade de desenvolver um programa de treinamento físico dentro do objetivo e necessidade do cliente, proporcionando assim um resultado físico mais qualificado.
A reavaliação deverá ser periódica (recomenda-se a cada três meses) para haver um acompanhamento global do cliente observando as mudanças ocorridas através da comparação dos resultados, possibilitando a mudança do programa de Treinamento Físico, evitando que o cliente entre em estagnação.  

      Sem a avaliação física e a definição precisa dos objetivos, qualquer ação tende a ser aleatória e a probabilidade de acerto diminui muito.
           
 Os dados coletados em uma avaliação física são;
                             
  -Composição corporal; Divisão da massa corporal em massa magra (massa livre de gordura) e massa gorda (gordura). Demonstra em percentuais os níveis de massa corporal magra e gorda, atuais e qual seria o ideal, levando em consideração a idade, sexo, altura e peso corporal.




    -Teste de força de membros superiores e tronco; É uma medida indireta de força e resistência de membros superiores e tronco, obtendo parâmetro de comparação entre diferentes etapas do programa de treinamento.

Teste de sentar e alcançar (Flexibilidade); Este teste permite avaliar a flexibilidade da musculatura de tronco e pernas muito suscetível a lesão, e quanto maior for a flexibilidade melhor será o desempenho físico seja ele muscular ex; (força, hipertrofia ou resistência muscular localizada) ou cardiorrespiratória (caminhada, corrida e outros). É de grande importância que o alongamento seja realizado antes e depois da atividade principal, evitando lesões e melhorando o desempenho.


Teste de força e resistência abdominal; Visa avaliar a força e resistência dos músculos abdominais. A musculatura abdominal é responsável pela manutenção da nossa postura. Alterações no padrão de força e resistência da musculatura abdominal podem prejudicar a postura, facilitando o aparecimento de eventuais problemas posturais e dores associados. Na realização de qualquer exercício é necessário um abdômen forte e resistente para a manutenção correta da postura, melhorando a execução do mesmo e aumentando o desempenho.

  Avaliação da capacidade cardiorrestiratória; Avalia a capacidade de oxigênio que o individuo consegue captar e metabolizar durante a atividade.  (É observada a pressão arterial antes e depois do teste, e a freqüência cardíaca antes, durante e depois do teste). Com a melhora da capacidade cardiorrespirratória o desempenho nos demais exercícios ou atividades físicas também melhoram, além de metabolizar mais gordura corporal obtendo vários outros benefícios.

Perímetros; Correspondem aos perímetros máximos de um segmento corporal. A atividade praticada pode alterar estas medidas. A musculação, por exemplo, promove aumento da massa muscular quando se trabalha a hipertrofia e, conseqüentemente, o aumento do perímetro do segmento, mas quando são realizados programas de definição muscular na musculação e atividades cardiorrespiratórias, podem reduzir as medidas de determinados perímetros corporais, através de maior mobilização de gordura localizada.

  Índice de relação cintura / quadril; As circunferências de cintura e de quadril são também medidas antropométricas relacionadas significativamente com a gordura intra-abdominal. A relação cintura/quadril é fortemente associada com a gordura visceral podendo haver risco de desenvolver algum problema coronariano ou patologias associadas com o excesso de gordura visceral.
Outros dados coletados na avaliação física são; Peso, Altura, Mensuração da Pressão Arterial e Monitoramento da Freqüência Cardíaca.


Referências:



BOMPA, T.O. & CORNACCHIA, L.J. Treinamento de Força Consciente: estratégia para ganho de massa muscular. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte LTDA, 2000.
FERNANDES FILHO, J. A Prática da Avaliação: teste, medidas e avaliação física em escolares, atletas e academias. Rio de Janeiro, Editora Shape, 1999
MATSUDO, S. M. M. Avaliação do Idoso: Física e Funcional. Londrina, Midiograf, 2000.
ROBERGS, R. A. & ROBERTS, S. O. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício: para Aptidão, Desempenho e Saúde. São Paulo, Editora Phorte, 2002.

MCARDLE, W. D. et.. al. Fisiologia do Exercício : energia, nutrição e desempenho humano. Quinta Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S. A. 2003.
LUCCHESE, F. & CASTRO C. N. Desembarcando o Sedentarismo.Quarta Edição. Porto Alegre, Editora L&M, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário