sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mitos e Verdades


Fatos e mitos sobre a atividade física

 1-      Os exercícios abdominais emagrecem?

Não. Sua função é fortalecer e definir a musculatura do abdômen.


2-      Queimamos gordura em qualquer exercício?

Somente após 30 minutos de atividade aeróbia continua é que acionamos o metabolismo de consumo de gordura.

3-      Comer carne à vontade auxilia na reposição da energia gasta pelo exercício?

Não. A proteína da carne é necessária na alimentação em até 2g por quilograma de peso. Carne em excesso pode sobrecarregar rins e fígado.

4-      Não se deve tomar líquidos durante o exercício?

É errado impedir que alguém tome água durante a atividade física. O ideal é que se hidrate de 400 ml a 600 ml, entre 60minutos a 20minutos antes da atividade física. Um volume de 250 ml de água ingerido a cada 10 a 15 minutos de intervalo durante o exercício é satisfatório, principalmente em atividade com intenso calor e acima de 60minutos de duração, maiores volumes produzira a sensação de “estomago cheio”.

Imediatamente após o exercício, deve-se inicia a reidratação, consumindo entre 250 ml a 300 ml de água a cada 15minutos.

5-      Suar bastante faz bem para a saúde?

A desidratação provoca perda de rendimento físico. O corpo precisa de água para regular a temperatura interna e repor as perdas pelo suor.

6-      Alongamentos são absolutamente necessários antes do exercício?

É de extrema importância a realização dos alongamentos antes dos exercícios.

Eles preparam os músculos para contrações e extensões de várias intensidades e lubrificam as articulações com uma maior liberação de liquido sinovial para melhorar os movimentos de diversas amplitudes diminuindo o risco de lesões e aumentando o desempenho.

7-      Alongamento após o exercício também é necessário?

Os alongamentos após a atividade física têm como objetivo, além de relaxar a musculatura contraída, permiti uma melhor perfusão sanguínea, através das artérias, que levam oxigênio e nutrientes, bem como das veias, que retiram os resíduos e CO2, produzidos durante o esforço, acelerando a recuperação para a próxima sessão de treinos.

8-      Provocar maior sudorese durante o exercício é saudável?

Não. Jamais utilize sacos plásticos na cintura objetivando queimar mais gorduras. Eles obstruem e dificultam a sudorese, impedem que o calor excessivo seja dissipado e não queimam gordura.

9-      O calçado adequado para o exercício é fundamental?

O tênis deve ser flexível, confortável e com sistema de amortecimento para melhor absorção de impacto e para proteger as articulações dos membros inferiores. É muito importante que as roupas sejam de tecidos leves para não inibir os movimentos e a amplitude máxima de suas articulações.

10-   Exercitar-se todos os dias é melhor para a saúde?

C0RRETO. Os exercícios devem ser realizados todos os dias com duração de pelo menos 30min. Para os sedentários ou menos preparados fisicamente, pode-se começar com sessão de 10 a 20 minutos de duração, aumentando progressivamente na medida em que for sentindo-se melhor. Não existe exercício, atividade física ou esporte melhor ou mais completo. Todos irão trazer inúmeros benefícios para saúde. O importante é praticar, sempre com a orientação de um educador físico.
 
11-   Correr com pesos nos pés é benéfico?

 Caminhar ou correr com pesos nas mãos ou tornozelos ou qualquer outro tipo de pesos extras acarretara em graves lesões.

12-   A dor que ocorre nos músculos depois dos exercícios é devido ao acido lático?

O ácido lático é um subproduto criado quando queimamos glicogênio sem oxigênio durante o exercício. No sangue ele se quebra em íons de oxigênio. Ele é processado e convertido em combustível pelas mitocôndrias, que são as fabricas de energias de nossas células. Quando os íons de hidrogênio se acumulam, fica difícil para os músculos se contraírem causando a distinta sensação de queimação. A maior parte do ácido lático é removida e o restante reabsorvida pelo organismo.

Portanto quem causa a dor são os microtraumas que ocorrem nos músculos quando nos exercitamos.

13-   Musculação ajuda a emagrecer?

Sim. Os exercícios anaeróbios como a musculação não utilizam gordura como substrato energético durante o exercício. Mas há uma grande utilização de gordura entre as séries, por causa da atividade aeróbia aumentada, no intuito de recuperar os sistemas anaeróbios depletados. E após o treino de musculação o metabolismo de repouso permanece alto durante as outras 24 horas seguintes aumentando a oxidação da gordura. Com o favorecimento da hipertrofia o metabolismo da gordura será cada vez maior.

14-   Musculação provoca varizes?

Especialistas afirmam que, ao contrário do que se pensava, fazer musculação ajuda no tratamento de varizes. Segundo o novo conceito na angiologia, músculos mais fortes propicia melhor circulação do sangue, fazendo com que o sangue vença a luta contra a gravidade. As varizes são veias dilatadas e tortuosas que perderam sua função. Tal patologia pode ter várias causas, principalmente a predisposição genética.

15-   Crianças e idosos podem fazer musculação?

Sim. A musculação feita corretamente com o acompanhamento de um profissional competente é um estímulo para o ideal e saudável crescimento de praticamente todo o sistema fisiológico da criança. No caso do idoso a musculação é uma forma de diminuir os declínios de força, massa muscular e massa óssea entre outros relacionados com a idade, o que resulta em melhoria na qualidade de vida.

Não só as crianças e idosos tem benefícios com a musculação, os hipertensos, diabéticos, osteoporóticos, fibromialgicos, artrite reumatoide, colesterol alto, Parkinson, podem obter benefícios com o treinamento de musculação quando bem orientados.  

Referências:
BOMPA, T.O. & CORNACCHIA, L.J. Treinamento de Força Consciente: estratégia para ganho de massa muscular. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte LTDA, 2000.
BARBANTI, V. J. Dicionário de Educação Física e Esporte. Primeira Edição. São Paulo, Editora Manole LTDA, 1994.
BACURAU, R. F. et. al. Hipertrofia e Hiperplasia: Fisiologia, Nutrição e Treinamento do Crescimento Muscular. São Paulo, Editora Phorte, 2001.
BALSAMO, S & SIMÃO R. Treinamento de Força: para osteoporose, fibromialgia, diabetes tipo 2, artrite reumatóide e envelhecimento. São Paulo. Phorte, 2005.

CAMPOS, M. A. Musculação: Diabéticos, Osteoporóticos, Idosos, Crianças, Obesos. Rio de Janeiro, Editora Sprint, 2000.
FERNANDES, A. et.al. Cinesiologia do Alongamento. Segunda Edição. Rio de Janeiro, Editora Sprint LTDA, 2002.
MCARDLE, W. D. et.. al. Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Quinta Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S. A. 2003.
LUCCHESE, F. & CASTRO C. N. Desembarcando o Sedentarismo.Quarta Edição. Porto Alegre, Editora L&M, 2005.
ROBERGS, R. A. & ROBERTS, S. O. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício: para Aptidão, Desempenho e Saúde. São Paulo, Editora Phorte, 2002.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário