terça-feira, 1 de novembro de 2011

ALONGAMENTO

Existem muitas duvidas em relação ao alongamento e a flexibilidade.
            O alongamento é definido como sendo uma extensão do músculo além de seu comprimento em repouso.
            Já a flexibilidade significa o máximo alcance articular de movimento em uma articulação ou em uma série de articulações.
            O alongamento tem qualidades preventivas, reabilitativas, e profiláticas.
            É de extrema importância o alongamento antes de qualquer atividade física pois ele previne possíveis lesões, através do alongamento ocorre um auxilio no aquecimento de músculos com uma maior irrigação e suporte sanguíneo localizado, das articulação com uma maior liberação de liquido sinovial ocorrendo maior lubrificação, e dos tendões preparando-os para receber uma sobrecarga.
             Na recuperação após o exercício o alongamento eleva a circulação, particularmente o retorno venoso para o coração, o que auxilia a remoção de produtos metabólicos restaurando as áreas depletadas diminuindo a sensação de dor, ocorrendo relaxamento e sensação de bem-estar, acelerando a recuperação e deixando o individuo pronto para próxima sessão de treinamento que ocorrera no dia seguinte.
            Ocorre também uma drenagem de fluidos nas regiões próximas a articulação, diminuindo o inchaço, aumento do retorno linfático e venoso, desintoxicando o organismo, previne a ocorrência de fibrose e aderência nos músculos, diminuindo a tendência à atrofia muscular, melhoramento a amplitude de movimento e estimulando o sistema nervoso central e periférico.
            Os alongamentos devem ser realizados antes e após a prática de qualquer atividade física, com duração de 10 a 30 segundos em cada posição, de maneira suave e com calma, para não provocar lesões nos músculos e articulações.
            Deve ser realizado de forma lenta e progressiva, até o ponto de desconforto leve, sem provocar dores, e sempre realizado de maneira estática e contínua, nunca balançando.  
      Nunca prenda a respiração, ventile calmamente, buscando maior relaxamento muscular. Procure criar o hábito de alongar-se todos os dias, variando as regiões envolvidas e incluindo o alongamento nas atividades diárias, é também um bom método de proteção a saúde.
            O treinador personalizado (profissional de educação física) deve considerar uma série de fatores quando montar um programa de exercícios de alongamento, incluindo sobrecarga, especificidade, reversibilidade, individualidade biológica e lesões.
            É importante considerarmos o fato de a cartilagem articular ser um decido conjuntivo avascular, servindo a matriz extracelular para a difusão de substâncias entre os vasos sanguíneos do tecido conjuntivo circundante para os condrócitos, devido à ausência de circulação sanguinea.
            É necessário a circulação dos tecidos vizinhos para assegurar a sua vitalidade, e que nesse sentido, os movimentos das articulações sinoviais permitem o fluxo de fluido para o interior da cartilagem, assim como ocorre nas descompressões, ou para fora da cartilagem articular, como ocorre nas compressões.
            Com a idade, este sistema cápsulo-ligamentar perde sua elasticidade, e a falta de exercícios do homem moderno faz com que as compressões predominem cada vez mais.
            Com o envelhecimento normal, o tecido conjuntivo torna-se mais rígido e as articulações menos móveis.
            A perda da flexibilidade com a idade pode também ser o resultado de processos de doença degenerativa subjacente tal como a artrite. A flexibilidade diminui com a idade, no entanto, não há evidencias de que os processos biológicos associados ao envelhecimento sejam responsáveis por essa perda. É mais provável que a perda da flexibilidade seja resultado da menor atividade física.
           A flexibilidade pode ser melhorada em qualquer idade através de exercícios que promovam a elasticidade dos tecidos moles.
            Os exercícios de alongamento é a melhor forma de treinamento para se obter uma boa flexibilidade.

Referências:

BOMPA, T.O. & CORNACCHIA, L.J. Treinamento de Força Consciente: estratégia para ganho de massa muscular. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte LTDA, 2000.
BOMPA, T. O. Periodização: Teoria e Metodologia do Treinamento. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte LTDA, 2002.
BARBANTI, V. J. Dicionário de Educação Física e Esporte. Primeira Edição. São Paulo, Editora Manole LTDA, 1994.
FERNANDES, A. et.al. Cinesiologia do Alongamento. Segunda Edição. Rio de Janeiro, Editora Sprint LTDA, 2002.
MCARDLE, W. D. et.. al. Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Quinta Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S. A. 2003.
LUCCHESE, F. & CASTRO C. N. Desembarcando o Sedentarismo.Quarta Edição. Porto Alegre, Editora L&M, 2005.
MOMESSO, R. B. Proteja sua Coluna. São Paulo, Editora Ícone, 1997.
MONTEIRO, A. G. Treinamento Personalizado – Uma abordagem Didático-Metodológica. São Paulo, Editora Phorte, 2000.
ROBERGS, R. A. & ROBERTS, S. O. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício: para Aptidão, Desempenho e Saúde. São Paulo, Editora Phorte, 2002.
RASCH, P. J. Cinesiologia e Anatomia Aplicada. Sétima Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário