terça-feira, 1 de novembro de 2011

PERIODIZAÇÃO

O conceito de periodização não é novo, mas nem todos os educadores físicos realizam.
A periodização é um conceito ou modo de planejamento do treinamento.
Esse termo origina-se da palavra período, que é uma divisão do tempo em pequenos segmentos, mais fáceis de controlar, denominados fases. 
Um plano anual deve ser realizado que por sua vez é chamado de macrociclo, e logo após dividido em mesociclos ou diretamente subdividido em microciclos, traçando metas e objetivos.
Através da periodização é possível reduzir o volume de treinamento e aumentar a intensidade à medida que progride a duração do programa.
O fracionamento do macrociclo em componentes torna possível a manipulação da intensidade do treinamento, volume, freqüência, séries, repetições e períodos de repouso, a fim de prevenir o supratreinamento.
Proporciona também uma maneira de alterar a variedade nas sessões de treinamento e evitar a estagnação, desanimo ou desistência precoce.
A variação na periodização reduz hipoteticamente quaisquer efeitos negativos do supratreinamento ou da “estafa”, de forma que os praticantes de atividade física conseguem alcançar o seu objetivo da melhor maneira possível.
É de responsabilidade do treinador personalizado, realizar a periodização do seu cliente de acordo com o objetivo do mesmo e os resultados obtidos na avaliação física, respeitando a sua individualidade biológica, desenvolvendo e aperfeiçoando progressivamente as suas funções fisiológicas.

Referências:

BOMPA, T.O. & CORNACCHIA, L.J. Treinamento de Força Consciente: estratégia para ganho de massa muscular. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte LTDA, 2000.
BOMPA, T. O. Periodização: Teoria e Metodologia do Treinamento. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte LTDA, 2002.
MCARDLE, W. D. et.. al. Fisiologia do Exercício : energia, nutrição e desempenho humano. Quinta Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S. A. 2003.
MONTEIRO, A. G. Treinamento Personalizado – Uma abordagem Didático-Metodológica. São Paulo, Editora Phorte, 2000.
ROBERGS, R. A. & ROBERTS, S. O. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício: para Aptidão, Desempenho e Saúde. São Paulo, Editora Phorte, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário