quinta-feira, 18 de julho de 2013

EXERCÍCIO EM JEJUM

O exercício em jejum é uma prática inaceitável
 


   A prática de exercício em jejum não é indicada para atletas em nem para nenhum praticante de atividade física porque pode levar a crises hipoglicêmicas e perda momentânea da consciência.
   Uma alternativa para quem, por uma questão de horários, precisa se exercitar antes do café da manhã, é consumir soluções carboidratadas imediatamente antes da atividade ou durante o aquecimento, o que permitirá a execução de exercícios por mais tempo e com uma intensidade maior do que se ficasse em jejum.

Fazer exercício em jejum, não emagrece, diminui a massa muscular além de correr risco.
   Quando praticamos exercício em jejum nosso corpo transforma as proteínas corporais em glicose. Assim na tentativa de emagrecer fazendo exercícios em jejum estaremos na verdade perdendo massa magra, ou seja, estaremos na prática engordando.
   Esta conduta (praticar exercícios em jejum) pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, como hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) e diminuição do desempenho.      
   Especialistas não vêem benefícios na prática esportiva em jejum, pelo contrário. 
   O indivíduo se sente mais fraco e consequentemente reduz a performance, além do risco de desmaiar. 
   Fazer exercício físico para a maioria das pessoas já é uma prática que requer sacrifício, dedicação e abdicação de outras atividades. 
   Trazer mais um limite, desconforto e risco seria outro motivo para desistir da prática regular. 
   A alimentação equilibrada e a prática esportiva são fundamentais para a manutenção do peso saudável e redução do risco de desenvolver inúmeras doenças (obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, depressão, doenças articulares).

Um estudo realizado na Inglaterra mostrou que as pessoas que fizeram exercício em jejum perdeu 20% a mais de quem não fez. Mais o que eles não levaram em consideração foi que o estudo foi realizado com apenas 12 homens sendo que 6 obtiveram esse resultado. Não avaliaram a perda de massa magra e nem como o organismo dessas pessoas reagiram 6 meses depois do estudo.

Vários outros estudos já provaram os diversos males e prejuízos para a saúde quando se faz exercício físico em jejum.
Para os profissionais do treinamento desportivo com conhecimento em fisiologia do exercício, essa prática é inaceitável.

REFERÊNCIAS:

AABERG E. Musculação – Biomecânica e Treinamento. Primeira Edição. São Paulo, Editora Monole LTDA,2001.
BOMPA, T.O. & CORNACCHIA, L.J. Treinamento de Força Consciente: estratégia para ganho de massa muscular. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte LTDA, 2000.
BOMPA, T. O. Periodização: Teoria e Metodologia do Treinamento. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte LTDA, 2002.
BEAN, A. O Guia Completo de Treinamento de Força. Primeira Edição. São Paulo, Editora Manole LTDA, 1999.
BARBANTI, V. J. Dicionário de Educação Física e Esporte. Primeira Edição. São Paulo, Editora Manole LTDA, 1994.
BACURAU, R. F. et. al. Hipertrofia e Hiperplasia: Fisiologia, Nutrição e Treinamento do Crescimento Muscular. São Paulo, Editora Phorte, 2001.
GUEDES JUNIOR, D. P. Musculação: Estética e Saúde Feminina. Primeira Edição. São Paulo, EditoraPhorte, 2003.
KATCH, F. I. & MCARDLE, W. D. Nutrição, Controle de Peso e Exercício. Segunda Edição. Rio de Janeiro, Editora Medsi, 1984LUCCHESE, F. & CASTRO C. N. Desembarcando o Sedentarismo.Quarta Edição. Porto Alegre, Editora L&M, 2005.
MCARDLE, W. D. et.. al. Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Quinta Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S. A. 2003.
ROBERGS, R. A. & ROBERTS, S. O. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício: para Aptidão, Desempenho e Saúde. São Paulo, Editora Phorte, 2002.
RASCH, P. J. Cinesiologia e Anatomia Aplicada. Sétima Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 1991.
 SIMÃO, R. Fundamentos Fisiológicos para o Treinamento de Força e Potência. São Paulo, Editora Phorte, 2003.


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário