sábado, 20 de julho de 2013

BULK-CUT

SERÁ QUE VALE A PENA?

Bulk e Cut: crescer o corpo e só depois definir




   Bulk pode ser traduzido como volume, massa, tamanho, carga. É a fase em que você terá que comer muito e focar na musculação, com a maior carga possível, objetivando chegar à falha muscular em cada série.
 
   A dieta da fase de Bulk é hipercalórica, ou seja, você vai procurar ingerir mais calorias do que normalmente necessita.   Geralmente, as refeições são divididas em seis e em todas elas devem estar presentes porções de proteínas, carboidratos de baixo índice glicêmico e gorduras vindas de boas fontes. A única exceção em relação aos carboidratos é na refeição pós-treino, em que eles devem ser de alto índice glicêmico.
 
   Quando você já estiver mais forte, com músculos desenvolvidos, embora recobertos por uma camada de gordura, é chegada a hora da fase de Cutting.
 
Cutting.
    Na segunda fase, a ideia é manipular o organismo para que ele queime gordura da melhor forma possível.
   Você também perderá massa muscular junto com a gordura. A ideia é queimar mais gordura do que músculos.
   Retirando a camada de gordura que estava por cima dos músculos agora desenvolvidos, você finalmente terá a definição dos músculos do corpo.

   Para isso, é preciso continuar fazendo seu treino de musculação de forma intensa, mas acrescentando também uma boa dose de exercícios aeróbicos (corrida, natação, ciclismo). Além desse ponto, o grande diferencial na fase de Cutting é na dieta.
   Agora a dieta deve ser levemente hipocalórica. Você terá que consumir um pouco menos de calorias do que o corpo gasta, para ele usar as reservas de gordura.
   Só que, se você continuar comendo carboidratos como antes, o organismo usará essa energia como fonte primária e não queimará a reserva de energia que existe no seu corpo em forma de gordura.
 
Os problemas!
 
   Quem procura ganhar massa magra de maneira massiva e depois cortar todo o excesso de gordura chega a pesar entre 15 e 25 quilos a mais do que o seu peso ideal!
   Esses são valores com que fisiculturistas trabalham, apenas para se ter uma ideia. Uma pessoa comum provavelmente não chegará a tanto.   E quando chega, tem uma extrema dificuldade para conseguir perder (definir).      Pois quem utiliza este tipo de método (Bulk-Cut) são FISICULTURISTAS. Pessoas (atletas) preparados física e psicologicamente para enfrentar este tipo de situação.
 
LEMBRE-SE: Eles vivem disso!
 
Nem uma outra categoria no mundo desportivo utiliza este tipo de método.
Pois é muito desgastante tanto físico como psicologicamente. Levando o organismo a situações extremas de stress.
Um homem tem que ficar com o percentual de gordura entre 7% e 14% para se obter uma boa definição muscular e ter boas condições de saúde. Mas na fase de bulking, você pode acabar até passando de 25% de gordura no corpo.
   A Organização Mundial de Saúde já considera 25% um excesso de gordura prejudicial à saúde.
 
   Com o excesso de gordura pode ocorrer: Hipertensão arterial, colesterolemia, alterações na glicemia e diabetes, doenças cardíacas, cálculo biliar e doença na vesícula biliar, doença no fígado, osteoartrite, Gota apnéia do sono, infertilidade e no caso das mulheres  irregularidades no ciclo menstrual. Então! Será que vale a pena arriscar?
 
O ideal é procurar ajuda profissional.
   Consultar um(a) nutricionista esportivo para fazer uma reeducação alimentar.
   E um Educador Físico para montar um programa de treinamento físico direcionado a sua realidade e objetivo.
 
 
TEXTO:
 
Prof. Fabrício Alfonso Costa
Graduado em: Educação Física (UFMT)
Pós-Graduado em: Fisiologia do Exercício e do Desporto (IBEPEX/FACINTER)
Pós-Graduando em: Medicina do Esporte e da Atividade Física (UGF)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário