quinta-feira, 20 de junho de 2013

GLUTAMINA

A glutamina que é considerado como um aminoácido mãe por sintetizar outros aminoácidos como o acido glutâmico, valina e a isoleucina também ajuda no desenvolvimento muscular, alguns tipos de doenças e casos de stress (treinamento com peso é um caso de alto stress), certas partes do corpo precisam de mais glutamina que a quantidade normal produzidos, nestes casos sugere-se a suplementação de glutamina. 
Estudos têm demonstrado que este tipo de glutamina previne a perda muscular, produzindo um potente efeito anticatabólico. 
A glutamina é utilizada pelo nosso organismo na manutenção e desenvolvimento do sistema imunológico, nos rins, no pâncreas e fígado, também tendo a função muito importante de transporte de nitrogênio. 
Ela faz com que a amônia seja removida de algumas áreas do corpo (cérebro e pulmões) e depositados em outras como (intestinos e rins). 
A glutamina tem sido vista como um importante fator para o depósito de glicogênio no músculo, é um aminoácido que causa uma liberação extra do hormônio do crescimento melhorando o desenvolvimento e crescimento muscular.
É importante destacar que a glutamina não é um aminoácido essencial, sendo produzido pelo músculo. Mas sua suplementação é de estrema importância trazendo diversos benefícios.



 REFERÊNCIAS:

BACURAU, R. F. et. al. Hipertrofia e Hiperplasia: Fisiologia, Nutrição e Treinamento do Crescimento Muscular. São Paulo, Editora Phorte, 2001.
BACURAU R. F. Nutrição e Suplementação Esportiva. Sexta edição. São Paulo, Editora Phorte, 2009.
BOMPA, T.O. & CORNACCHIA, L.J. Treinamento de Força Consciente: estratégia para ganho de massa muscular. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte LTDA, 2000.
GUEDES JUNIOR, D. P. Musculação: Estética e Saúde Feminina. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte, 2003.
LUCCHESE, F. & CASTRO C. N. Desembarcando o Sedentarismo.Quarta Edição. Porto Alegre, Editora L&M, 2005.
KATCH, F. I. & MCARDLE, W. D. Nutrição, Controle de Peso e Exercício. Segunda Edição. Rio de Janeiro, Editora Medsi, 1984.
MCARDLE, W. D. et.. al. Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Quinta Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S. A. 2003.
ROBERGS, R. A. & ROBERTS, S. O. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício: para Aptidão, Desempenho e Saúde. São Paulo, Editora Phorte, 2002.
SIMÃO, R. Fundamentos Fisiológicos para o Treinamento de Força e Potência. São Paulo, Editora Phorte, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário