quinta-feira, 13 de junho de 2013

DESIDROEPIANDROSTERONA (DHEA)


Desidroepiandrosterona (DHEA e seu éster sulfatado, DHEA sulfato, ou DHEAS) é um hormônio esteroide relativamente fraco sintetizado principalmente a partir do colesterol pelo córtex supra-renal de primatas. O corpo produz mais DHEA (denominado comumente "hormônio mãe) que todos os outros esteroides conhecidos. Sua estrutura química é muito semelhante aquela dos hormônios sexuais testosterona e estrogênio, com uma pequena quantidade de DHEA funciona como precursor para esses hormônios nos homens e nas mulheres. Novos relatos e anúncios os elogiam a DHEA como um super-hormônio, um Santo Graal, que faz aumentar a produção de testosterona, reforça o sistema imune, preserva a juventude, revigora a vida sexual, reduz a dor e a fadiga articulares e neutraliza os efeitos debilitantes do envelhecimento. 

  As companhias farmacêuticas sintetizam DHEA a partir de ingredientes químicos ou de inhames selvagens. 
Pesquisas realizadas com ratos e camundongos que produzem pouco ou nenhum DHEA mostraram vários benefícios mas segundo os cientistas esses benefícios não se aplica necessariamente aos seres humanos sadios.  Alguns estudos sugere que os suplementos de DHEA podem proporcionar cardioproteção durante o envelhecimento (mais benefícios em homens que nas mulheres), reforça a função imune na doença e, talvez, proporcionar uma proteção antioxidante.
  Segundo pesquisas os efeitos colaterais do consumo de DHEA maior que 50mg ao dia pode promover o crescimento de pêlos faciais em mulheres e altera a função menstrual normal. 
  Os clínicos expressaram o temor de que a elevação dos níveis plasmáticos de DHEA pela suplementação poderia estimular o crescimento de tumores prostáticos até então adormecidos ou causar hipertrofia benigna da própria próstata. Se já existe câncer, a DHEA pode exacerbar seu crescimento.
Apesar de sua popularidade entre os entusiastas do exercício, não existem dados em apoio de um efeito ergogênico de DHEA exógeno sobre homens e mulheres adultos jovens.

A DHEA é produzida industrialmente a partir de uma saponina de origem vegetal chamada diosgenina.

Alguns especialistas alertam para ter cuidado com o consumo dos chamados pró-hormônios, caso do DHEA (dehidroepiandrostero na), que estimula a produção de testosterona pelo organismo.
"Os pró-hormônios podem ser responsáveis também por casos de ginecomastia (aumento das mamas masculinas)". São considerados precursores dos anabolizantes por terem a mesma base. Apesar disso, o consumo dos pró-hormônios ainda não foi proibido. "A pessoa acha que não está tomando anabolizantes, mas está".

Antes do consumo de DHEA procure orientação médica.


Referencia:
MCARDLE, W. D. et.. al. Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Quinta Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S. A. 2003. 
Sites consultados:
www.educacaofisica.com.br
www.wikipedia.org





Nenhum comentário:

Postar um comentário