quinta-feira, 1 de agosto de 2013

MALTODEXTRINA


Maltodextrina é o resultado da hidrólise do amido ou da fécula, normalmente se apresentando comercialmente na forma de pó branco, composto por uma mistura de vários oligômeros da glicose, compostos por 5 a 10 unidades.
Pode ser definida como um polímero da glicose. Estas moléculas poliméricas são metabolizadas de forma rápida no organismo humano, contribuindo, em indivíduos saudáveis, para um aumento espontânio de insulina (pico de insulina) na corrente sanguínea.
Sendo que os carboidratos são as principais fontes de energia do nosso organismo. 
A maltodextrina fica responsável pelo aumento do nível energético muscular, evitando o catabolismo muscular (perda de músculos) e também ajuda a evitar a fadiga.
Uma colher de sopa (aproximadamente 10 gramas) de maltodextrina corresponde a 40 Kcal.

A Maltodextrina fornece energia gradualmente para o organismo. Ideal para ser usado antes, durante e após o exercício. Sua absorção é lenta. 

A administração do produto deve ser realizada de acordo com o objetivo do atleta ou praticante de atividade física.


Antes do treino

Em geral deve-se utilizar antes do treino, de 10 a 40 gramas de acordo com a treinabilidade do individuo e a intensidade do seu treinamento.

A intensão do consumo antes dos treinos basicamente é a melhora do desempenho físico através do maior fornecimento de energia para a realização do exercício e inibir a fadiga precoce. 

Pós-treino

A utilização pós-treino tem como objetivo a reposição de glicogênio hepático e muscular evitando assim o catabolismo (perda de massa muscular). Também é ingerido com outros tipos de suplementos tais como whey, albumina, BCAA, com a intenção de melhorar a absorção desses nutrientes ocorrendo de forma mais rápida a entrada dos mesmos nas células devido ao pico insulínico evitando o estresse oxidativo. Nesse caso essa administração é indicada para pessoas com o objetivo de hipertrofia (aumento da massa muscular).
Pessoas que querem emagrecer não tem a minima necessidade de consumir maltodextrina ou qualquer outro tipo de suplemento. Podendo consumir toda a sua necessidade nutricional através da alimentação convencional.

Durante a atividade física

A suplementação de maltodextrina durante a atividade física é indicado em casos de atividades muito intensas (Ex. corrida acima de uma hora de duração) caso contrario não a necessidade alguma.
É muito comum praticantes de musculação ingerir maltodextrina durante o treino. Também não a necessidade alguma. Para se ter um ideia um fisiculturista utiliza no máximo 40% do carboidrato já existente em seu organismo. Quem consome maltodextrina (carboidrato) durante o treino de musculação ira inibir a "queima de gordura" e até aumentar o deposito desse nutriente. 

Antes de consumir qualquer suplemento consulte um médico, nutricionista ou educador físico. Ambos devem ter conhecimento em nutrição esportiva, fisiologia do exercício, Medicina esportiva ou Treinamento esportivo. Apenas com conhecimento em alguma dessas áreas de estudo o profissional poderá indicar a melhor forma para se consumir os suplementos.

Referencias:

BACURAU, R. F. Nutrição e Suplementação Esportiva. São Paulo, Editora Phorte, 2009.
BOMPA, T. O. Periodização: Teoria e Metodologia do Treinamento. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte LTDA, 2002.
BACURAU, R. F. et. al. Hipertrofia e Hiperplasia: Fisiologia, Nutrição e Treinamento do Crescimento Muscular. São Paulo, Editora Phorte, 2001.
BALSAMO, S & SIMÃO R. Treinamento de Força: para osteoporose, fibromialgia, diabetes tipo 2, artrite reumatóide e envelhecimento. São Paulo. Phorte, 2005.
CAMPOS, M. A. Musculação: Diabéticos, Osteoporóticos, Idosos, Crianças, Obesos. Rio de Janeiro, Editora Sprint, 2000.
FETT, C. Ciência da Suplementação Alimentar. Rio de Janeiro, Editora Sprint, 2000. 
KATCH, F. I. & MCARDLE, W. D. Nutrição, Controle de Peso e Exercício. Segunda Edição. Rio de Janeiro, Editora Medsi, 1984.
LUCCHESE, F. & CASTRO C. N. Desembarcando o Sedentarismo.Quarta Edição. Porto Alegre, Editora L&M, 2005.
 MCARDLE, W. D. et.. al. Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Quinta Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S. A. 2003.
 Obesidade: Conhecimentos Essenciais e Princípios de Prescrição da Atividade Física. 1996, Monografia, UEL - Universidade Estadual de Londrina – Londrina, PR, 1996.
ROBERGS, R. A. & ROBERTS, S. O. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício: para Aptidão, Desempenho e Saúde. São Paulo, Editora Phorte, 2002.
SIMÃO, R. Fundamentos Fisiológicos para o Treinamento de Força e Potência. São Paulo, Editora Phorte, 2003.
SILVA, Sérgio Andrade. CORRIDA. Guia completo de corrida, treino e qualidade de vida. Terceira Edição. São Paulo, Editora Academia de Inteligência LTDA, 2011.

Site consultados:
www.educacaofisica.com.br
www.posugf.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário