sábado, 17 de agosto de 2013

ORIENTAÇÕES PARA A PREVENÇÃO DE LESÕES NA PRATICA DA CORRIDA DE RUA


 Realizar  avaliações médica, física e postural, que são imprescindíveis para realizar uma atividade física, (no caso a corrida), sem prejudicar seu organismo, pois elas fornecem dados importantes do estado atual da sua saúde, e proporcionam consequentemente, técnicas de treinamento mais eficazes para o seu tipo físico.
 
O aquecimento é fundamental antes da corrida, pois diminui o risco de lesões como por exemplo, os estiramentos e promove uma melhor ativação da circulação propiciando um melhor suporte sanguíneo, levando os nutrientes necessários para os músculos solicitados.
 
- Alongue-se antes e depois das corridas, pois, os alongamentos antes das corridas promovem absorção, transmissão e armazenamento de energia para o movimento, minimizando os riscos de lesões por tensão excessiva. Além disso, você ganha flexibilidade quando realizado adequadamente, e depois da corrida o alongamento promove um relaxamento mental e físico, redução de dores musculares pós-exercícios e uma regeneração muscular mais rápida, permitindo um melhor desempenho no treino (corrida) seguinte.
 
- Devemos sempre termos cuidado com a postura durante a corrida, além de prejudicar organismo e consequentemente o desempenho, você pode ganhar dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça. Em caso de duvidas sobre a sua postura durante a corrida procure sempre o auxilio de um profissional de educação física (treinador) em siga as orientações passadas por ele.
 
Cuidado com  o sobrepeso, pois, prejudica o funcionamento das articulações e põe o coração em risco.  Sempre pratique exercícios com acompanhamento de profissionais especializados.
 
Atenção ao tipo de calçado e vestimenta utilizada durante a corrida. Escolha um bom tênis, que seja leve confortável e com um sistema de absorção do impacto adequado. Usar roupas leves que não prejudiquem a transpiração. 
 
A respiração: não existe regra ou base científica que diga como deve ser a respiração na corrida. Quando recebemos uma orientação que corrige a nossa respiração, podemos estar atrapalhando o sistema regulador. Este tem um centro de controle no cérebro que recebe informações detectadas por receptores sensíveis às variáveis que a respiração controla. O que é diretamente controlado pela respiração objetivamente, é a quantidade e a qualidade de oxigênio no sangue. Não só o oxigênio, mas também o gás carbônico. Os receptores detectam os níveis de oxigênio e gás carbônico no sangue. Todas as informações são levadas ao centro regulador, que ajusta a respiração para manter esses níveis na faixa normal. O ajuste é feito pelo controle do centro regulador sobre os músculos respiratórios, aumentando ou diminuindo a respiração. Todo esse mecanismo funciona de maneira autônoma, ou seja, independente do controle voluntário. Então fica mais fácil entender por que ninguém precisa pensar em respirar. Então durante a corrida deixe a respiração o mais natural possível, não tentando ritmá-la com as passadas, que é um grande erro. O corpo sabe quando e quanto precisa de oxigênio.

Musculação: É de fundamental importância o condicionamento muscular através da musculação para a prevenção de lesões e um melhor desempenho durante a corrida. As sessões de musculação devem obedecer um treinamento programado e acompanhado por um profissional de educação física. Com objetivos claros direcionados para a corrida de rua.  
- Sempre procure um profissional de educação física especializado antes de iniciar os treinamentos de corrida. Muitas vezes as dores pode não ser apenas um incômodo da falta de exercícios. Faça treinamentos periodizados, evitando a estagnação ou até mesmo o excesso de treinamento consequentemente a ocorrência de lesões. 
 
-Hidrate-se sempre antes, durante e depois da corrida.
 
-Procure a orientação de um(a) nutricionista para adequar sua alimentação aos treinamentos.
 
- Realize avaliações periódicas para acompanhar a sua evolução.
 
 
Prof. Esp. Fabrício Alfonso Costa.
Graduado em Educação Física
Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício
Pós-Graduando em Medicina do Esporte
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário