segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CAMINHADA E CORRIDA


 CAMINHADA

A caminhada é uma atividade física predominantemente aeróbica que proporciona diversos benefícios principalmente para pessoas sedentárias que estão iniciando uma atividade física.
Os principais benefícios são:

- Acelera o metabolismo, melhorando a disposição física e o humor.
- Melhora a função cardíaca e pulmonar.
- Reduz os níveis de colesterol total e aumenta o colesterol bom (HDL).
- Reduz a pressão arterial.
- Alivia o stress.
- Retarda o envelhecimento.
- Regulariza o hábito intestinal.
- Auxilia a regularizar o sono.
- Fortalece os ossos longos devido ao impacto, pela geração de um campo magnético nas suas extremidades, com conseqüente deposição de cálcio.
-Fortalecem os músculos das costas, pernas, coxas.
- Reduz a incidência e progressão da osteoporose.
- Reduz o surgimento de doenças articulares.
- Auxilia na correção da postura.
- Maior queima de gordura do corpo após 30 minutos.
- Ajuda a evitar e controlar o diabetes.
- Reduz a incidência de câncer de cólon, próstata e mama.
- Ajuda a prevenir e controlar a depressão.
- Melhora o desempenho sexual.
- Melhora a criatividade, a memória e a auto-estima.
- Parece ajudar no controle do hábito do fumo, cafeína e do álcool.

Para quem nunca fez uma caminhada como forma de atividade física, deve-se começar de forma progressiva com 15 a 20 minutos de 2 a 3 vezes na semana, e aumentar o ritmo e a intensidade gradativamente até conseguir caminhar de 40 à 50 minutos de 4 á 6 vezes por semana. Caminhar carregando pesos nas mãos ou tornozelos aumenta significativamente o risco
de lesões e não há aumento significativo em seus benefícios comparado com a caminhada sem pesos.
 Caminhar na esteira proporciona os mesmos benefícios com o mesmo nível de esforço e até um melhor ritmo do que a caminhada na rua, e com menos chance de lesões articulares.

 CORRIDA

      A corrida é uma excelente atividade física também de predominância aeróbia que por sua vez melhora o condicionamento cardiorrespiratório e metaboliza gordura corporal, auxiliando na perca de peso e definição muscular.   A corrida também ajuda a fortalecer ossos e músculos dos membros inferiores.
   É uma atividade física que ajuda na preparação física de diversos esportes e pode ser realizada sem depender diretamente de outra pessoa. Antes de começar treinar a corrida propriamente dita é de estrema importância principalmente para as pessoas sedentárias realizar um período de apenas caminhada e fortalecimento localizado (musculação) dando prioridade aos membros inferiores para evitar possíveis lesões que são muito comuns entre os praticantes de corrida.
   Para um melhor desempenho e segurança, a corrida deve ser praticada dentro das freqüências cardíacas preconizadas para cada faixa etária, sob a orientação e supervisão de um profissional de educação física.      
   As oscilações de intensidades deveram ser realizadas com a orientação do educador físico.
   A corrida não é recomendada para pessoas obesas ou sobrepeso podendo ocorrer sérias lesões.  
   Também não é recomendado para pessoas que tenham problemas de coluna, ou lesões já estabelecidas nas articulações dos quadris, joelhos e tornozelos, tendo que haver um tratamento, e após a melhora e total recuperação, iniciar o treinamento gradativamente com o fortalecimento muscular através da musculação e o condicionamento aeróbio através de outras atividades tais como; caminhar, pedalar ou nadar.
Muito embora pareça confortável, a corrida na areia também deve ser realizada com calçados apropriados para proteção dos tornozelos e pés.
Assim como na caminhada, correr com pesos nas mãos ou tornozelos ou qualquer outro tipo de pesos extras acarretara em graves lesões.
 Os benefícios da corrida periódica são semelhantes aos da caminhada, mas com melhores resultados.

REFERÊNCIAS:

MCARDLE, W. D. et.. al. Fisiologia do Exercício : energia, nutrição e desempenho humano. Quinta Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S. A. 2003.
LUCCHESE, F. & CASTRO C. N. Desembarcando o Sedentarismo.Quarta Edição. Porto Alegre, Editora L&M, 2005.
MONTEIRO, A. G. Treinamento Personalizado – Uma abordagem Didático-Metodológica. São Paulo, Editora Phorte, 2000.
MOREIRA, A. M. O Profissional de Educação Física e o Tratamento da Obesidade: Conhecimentos Essenciais e Princípios de Prescrição da Atividade Física. 1996, Monografia, UEL - Universidade Estadual de Londrina – Londrina, PR, 1996.
ROBERGS, R. A. & ROBERTS, S. O. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício: para Aptidão, Desempenho e Saúde. São Paulo, Editora Phorte, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário