sexta-feira, 7 de outubro de 2011

TREINAMENTO PERSONALIZADO


O treinamento personalizado consiste em uma adaptação às necessidades individuais. Métodos e meios próprios à sua estrutura física, fisiológica e mental ou às novas funções que vão ser desempenhadas.

O treinamento personalizado deve ser elaborado por um treinador personalizado (Personal Trainer) que por sua vez teve ser um profissional graduado em Educação Física e de preferência possuir algum tipo de pós-graduação tais como;

Fisiologia do Exercício, Ciência do Treinamento Desportivo, Gerontologia, Psicologia do Esporte “Personal Trainer” entre outras voltadas à atividade física, obtendo mais conhecimento a respeito da avaliação física, prescrição de treinamento e periodização.

O treinador personalizado deve permanecer buscando atualizações cientificas para uma melhor capacitação, proporcionando um atendimento de qualidade, respeitando a individualidade biológica e objetivo de cada cliente. 

Com a contratação de um Treinador Personalizado, o cliente disponibilizara de horários flexíveis, exercícios especializados e individualizados, resultados mais rápidos, eficientes e seguros, motivação e acompanhamento integral.  O treinador personalizado é o profissional que disponibiliza a maior possibilidade de qualidade de vida, pela orientação da atividade física.

O treinamento personalizado consiste em aulas que duram cerca de 1 hora e são adaptadas para o espaço físico e o material disponível, podendo ser realizado em diferentes locais como; academias de ginástica, clubes, parques ou na casa do cliente.

O trabalho multidisciplinar é de extrema importância para se obter melhores resultados. O acompanhamento de um médico caso haja alguma patologia, ou o acompanhamento de um nutricionista para uma dieta balanceado independente do objetivo do cliente, assim como outros profissionais da área da saúde ou não, que venham a somar com a melhora do treinamento.

As aulas podem ser realizadas pelas diferentes faixas-etárias, (crianças, adolescentes, adultos, idosos), atletas ou não atletas, pessoas consideradas saudáveis ou com alguma patologia. Todos irão passar por uma avaliação física, e somente depois será realizada a prescrição do treinamento e sua periodização.


Referências:

BOMPA, T.O. & CORNACCHIA, L.J. Treinamento de Força Consciente: estratégia para ganho de massa muscular. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte LTDA, 2000.
BEAN, A. O Guia Completo de Treinamento de Força. Primeira Edição. São Paulo, Editora Manole LTDA, 1999.
BARBANTI, V. J. Dicionário de Educação Física e Esporte. Primeira Edição. São Paulo, Editora Manole LTDA, 1994.
MCARDLE, W. D. et.. al. Fisiologia do Exercício : energia, nutrição e desempenho humano. Quinta Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S. A. 2003.
LIMA, M. P. Gerontologia Educacional: Uma Pedagogia Específica para o Idoso: Uma Nova Concepção de Velhice. São Paulo, Editora LTr LTDA, 2000.
LUCCHESE, F. & CASTRO C. N. Desembarcando o Sedentarismo.Quarta Edição. Porto Alegre, Editora L&M, 2005.
MOMESSO, R. B. Proteja sua Coluna. São Paulo, Editora Ícone, 1997.
MATSUDO, S. M. M. Avaliação do Idoso: Física e Funcional. Londrina, Midiograf, 2000.
MONTEIRO, A. G. Treinamento Personalizado – Uma abordagem Didático-Metodológica. São Paulo, Editora Phorte, 2000.
MOREIRA, A. M. O Profissional de Educação Física e o Tratamento da Obesidade: Conhecimentos Essenciais e Princípios de Prescrição da Atividade Física. 1996, Monografia, UEL - Universidade Estadual de Londrina – Londrina, PR, 1996.
MOREIRA, A. M. Pré-Requisitos para a Formação do Profissional que Atua com Idosos. Agosto, 2003. Monografia (pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Gerontologia) – Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana – FECEA, Apucarana – PR, 2004.
ROBERGS, R. A. & ROBERTS, S. O. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício: para Aptidão, Desempenho e Saúde. São Paulo, Editora Phorte, 2002.
 
 

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