quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PESQUISAS CIENTIFICAS COMPROVAM SEDENTARISMO É PREJUDICIAL À SAÚDE!!!

TUDO MUDOU?

Tudo, tudo mudou... EXCETO o nosso corpo. Ao deixar de realizar tarefas físicas, o corpo humano perde parte de suas funções, estando sujeito a uma série de alterações em todos os seus sistemas.

O acúmulo de gordura provocada pela inatividade não se manifesta apenas esteticamente. A deposição das gorduras também ocorre no interior de nossos vasos e artérias. Essa deposição de gordura entre as artérias, de maneira semelhante ao entupimento do encanamento de esgoto da sua casa. Se o fluxo sanguíneo for dificultado ou interrompido em algum ponto da nossa rede arterial, é provável que o órgão suprido por essa artéria obstruída seja prejudicado, já que é através do sangue que recebemos oxigênio e nutrientes. A interrupção do sangue nas artérias do cérebro provoca o derrame, e no músculo cardíaco, o infarto.
Os vasos sanguíneos responsáveis pela oferta de oxigênio e nutrientes ao músculo cardíaco são chamados de artérias coronárias. A obstrução parcial ou total de uma ou mais artérias coronarianas poderá levar o coração ao infarto agudo do miocárdio.
INFARTO DO MIOCÁRDIO é a destruição ou morte de parte do músculo cardíaco, decorrente da interrupção do suprimento de sangue para aquela região.
Os músculos do corpo inativo provocam dores musculares, lesões nas articulações, na coluna cervical, torácica, e lombar. Provocam desgaste das articulações e formação de artroses, com conseqüente perda de movimento.   
            Da mesma forma, a menor utilização do sistema cardiovascular diminui a contratilidade do músculo cardíaco e sua eficiência.

            O sedentarismo compromete também o sistema respiratório, porque terminamos utilizando apenas uma terça parte de nossa capacidade respiratória. É como se respirássemos com apenas um terço do nosso pulmão.
            Passamos a ser mais suscetíveis a gripes e infecções pulmonares.
            Temos menor capacidade física para o exercício. O ar nos falta bem antes do fim do percurso.
            O sedentarismo aumenta as chances do surgimento de lesões na coluna, osteoporose, hipertensão, diabetes, colesterol elevado, ácido úrico elevado, diminui a imunidade do nosso corpo tendo propensão a infecções, câncer, além do infarto.
            O sedentarismo associado a outros fatores de risco pode levar o indivíduo à morte! 


Fatos Científicos


Levantamento realizado nos Estados Unidos indica que ocorrem cerca de 250mil mortes anuais associadas à falta de atividade física regular.


Em estudo publicado no Archives of Internal Medicine, de 1999 pesquisadores da Faculdade de Medicina de Harvarde (EUA) demonstraram que mulheres de meia-idade que praticam atividade física pelo menos 1 hora por dia podem ter uma redução de até 20% no risco de câncer de mama.


Outra pesquisa da Faculdade de Saúde Pública, também de Harvard (EUA), mostrou que aqueles que cultivaram o hábito de subir pelo menos três lances de escada semanalmente reduziram em 50% as chances de terem câncer de pulmão.


Essas são só algumas pesquisas que demonstram a importância e os benefícios da atividade física.
Referência; Lucchese, F. & Castro C. N. Desembarcando o sedentarismo. Quarta Edição. Porto Alegre, Editora L&M, 2005.

Os problemas causados pelo sedentarismo não respeita idade, sexo, biótipo ou classe social. Mesmo as pessoas consideradas magras, mas que são sedentárias podem ter os mesmos problemas.
“Antes um gordo ativo do que um magro sedentário”

Prof. Fabrício Alfonso Costa
Fisiologista do Exercício
Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário