quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nutrição: A Base do Desempenho Físico

   A nutrição e a fisiologia do exercício compartilham um elo natural.
  A nutrição apropriada constitui o alicerce para o desempenho físico; proporciona o combustível para o trabalho biológico e as substâncias químicas para extrair e utilizar a energia potencial existente dentro desse combustível.
  Os nutrientes do alimento proporcionam também os elementos essenciais para reparar as células existentes e para sintetizar os novos tecidos.
  Alguns podem argumentar que uma dieta bem balanceada proporciona prontamente uma quantidade suficiente de nutrientes para o exercício, razão pela qual o conhecimento da nutrição comporta pouco valor para os fisiologistas do exercício.
  Entretanto, nós (fisiologistas do exercício) achamos que o estudo do exercício, encarado dentro do contexto das capacidades energéticas e do desempenho humano, terá que incluir uma boa compreensão das fontes energéticas e do papel que os nutrientes desempenham na liberação de energia.
  Com essa perspectiva, o especialista em exercícios reconhece a importância de uma nutrição “adequada” e pode avaliar criticamente a validade das reivindicações acerca de suplementos nutricionais especiais, incluindo as modificações dietéticas consideradas capazes de aprimorar o desempenho físico.
  Como os nutrientes proporcionam energia e regulam os processos fisiológicos associados ao exercício, muitos indivíduos relacionam o desempenho atlético aprimorado às modificações dietéticas.
  Com muita freqüência, os indivíduos dedicam um período de tempo e um esforço considerável para aprimorar o desempenho nos exercícios, apenas para constatarem que fracassaram em virtude de práticas nutricionais inadequadas, contraproducentes e, às vezes, prejudiciais.
  Finalmente, a nutrição pode afetar as condições  patológicas para as quais o exercício regular faz importantes contribuições positivas.

REFERÊNCIA:
MCARDLE, W. D. et.. al. Fisiologia do Exercício : energia, nutrição e desempenho humano. Quinta Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S. A. 2003

 Uma nutrição adequada é de extrema importância para obter ótimos resultados físicos através dos exercícios. Por isso nunca se deve praticar exercícios físicos em jejum, e sempre após os treinos se alimentar adequadamente. E não esquecer de tomar pelo menos 2,5 litros de água por dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário