domingo, 19 de janeiro de 2014

OBESIDADE: CARTA ABERTA - DESABAFO E PREOCUPAÇÃO.



Após uma revisão de literatura sobre o tema para o meu TCC em Medicina do Esporte e da Atividade Física que retrata o sobre peso e a obesidade, decidi publicar nas redes sociais minhas conclusões “opiniões” e conhecimento adquirido através da revisão realizada com leitura e consulta de mais de cinquenta livros, revistas, artigos e diversas consultas na internet. Foram consultadas as publicações desde 1983 até 2013. São trinta anos que esse tema sempre esteve em evidencia. Mais o que aconteceu? O que mudou?
Aconteceu o aumento absurdo da obesidade. E mudou de um problema que poderia fazer mal á saúde, para uma EPIDEMIA MUNDIAL.  “A OBESIDADE É UMA DOENÇA GRAVE QUE PRECISA SER TRATADA COM URGÊNCIA”.
E sinceramente, a minha preocupação não é com o sobre peso e a obesidade mundial. E sim com as pessoas que me cercam. Meus parentes e amigos. Que com pouco tempo que fico sem vê-los quando os vejo novamente estão “maiores” (mais pesados, obesos) “GORDOS”. E mais de 50% dos assuntos são sobre doenças. Estão sempre depressivos (tristes), com algum tipo de dor ou alguma outra patologia, todas ligadas ao sobre peso e obesidade. “Isso me assusta”.
Peço aos adultos, que por sua vez não se preocupam com a própria saúde , que pelo menos se preocupem com a das crianças. Pois a obesidade infantil é tão epidêmica quanto à dos adultos. As crianças estão adquirindo doenças de adulto, cada vez mais cedo (Hipertensão, Diabetes tipo II e Depressão), todas ligadas ao sobre peso e obesidade. Peço, encarecidamente e com conhecimento adquirido, que se você ama seus filhos, netos, sobrinhos, primos, ou qualquer outra criança, não dê a eles nenhum tipo e nenhuma quantidade de refrigerante, evite o máximo o consumo de açúcar e incentive sempre a pratica de qualquer atividade física, seja ela recreativa ou esportiva. Mas isso só consegue fazer quem realmente ama suas crianças e desejam vê-las sempre bem, felizes e saudáveis, livres de qualquer patologia. Sei que muitos vão dizer “Lá vem o professor chato, com essa conversa chata”. Cada um tem uma opinião. E por mais que os próprios não queiram assumir, segundo (ANJOS, 1983) “O gordo não só vivi menos, mas também vive mal”. Essa é a conclusão de um autor que escreveu sua obra (Obesidade – Doença da civilização mitos e verdades) em 1983. E ainda hoje tem pessoas que não aceitam que a obesidade é uma doença e que o sobre peso é o inicio dessa doença.  Então o mais chato ainda é saber que muitos dos seus problemas de saúde e dos problemas de saúde de suas crianças, poderiam ser resolvidos simplesmente com algumas mudanças de hábitos alimentares.
Prof. Esp. Fabrício Alfonso Costa.

Graduado e Pós-Graduado em: Neto, Filho, Irmão, Sobrinho, Primo, Tio, Tio-Avô, Marido, Pai, AMIGO. “Alguém que simplesmente se preocupa com você”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário