quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

GLÚTEN - CUIDADOS COM ALIMENTAÇÃO

Por muitos anos o ovo foi considerado o vilão da alimentação e criou-se o mito do colesterol.
Agora chegou a vez do GLÚTEN!

Um artigo publicado na revista American Journal of Gastroenterology, demonstrou que, pesquisadores da conceituada Clínica Mayo (EUA) afirmam que só nos EUA 80% das pessoas que deixaram o glúten de lado não apresentam nenhum motivo real para fazê-lo, enquanto 17% das pessoas que deveriam cortá-lo porque sofrem com a doença CELÍACA, desordem que causa a reação autoimune à proteína, não o fazem porque simplesmente não sabem que padecem do mal.

O GLÚTEN só deve ser retirado da dieta se houver diagnóstico de DOENÇA CELÍACA, alergia ou sensibilidade ao nutriente. Subtrair o GLÚTEN da alimentação pode, na realidade, trazer malefícios, como a real intolerância a alimentos que contenham o GLÚTEN, ou mesmo desnutrição. As intolerâncias se caracterizam pela falta ou diminuição da atividade de enzimas. Quando uma pessoa saudável retira alimentos com glúten das refeições, pode estar potencializando problemas futuros. Ao diminuir a ingestão, a produção da enzima responsável por quebrar a proteína também será diminuída. Assim, pode não haver enzimas suficientes para uma atividade normal. Além disso, INEXISTEM PROVAS DE QUE ELIMINAR O GLÚTEN DA DIETA REDUZ CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL. A PERDA DE PESO SE DÁ PORQUE, AO REDUZIR O CONSUMO DO GLÚTEN, QUE ESTA PRESENTE EM MUITAS FONTES DE "CARBOIDRATOS", HAVERÁ UMA REDUÇÃO NATURAL DAS CALORIAS INGERIDAS.
O GLÚTEN nada mais é do que uma proteína formada pela combinação de moléculas chamadas gliadina e glutenina, presentes nos seguintes grãos: Trigo, Centeio, Cevada e Aveia. Alguns alimentos que contém esses grãos são: (Massas, Pizzas, Bolos, Pães, Biscoitos, Cerveja, Uísque, Vodca e Doces "Guloseimas". Que são riquíssima fontes de CARBOIDRATOS, que por sua vez são muito CALÓRICOS.

Então, logo quanto uma pessoa emagrece com a dieta de retirada do GLÚTEN da alimentação, é por causa tão somente da retirada ou diminuição do consumo de "CARBOITRADOS" (AÇUCARES) diminuindo assim drasticamente o consumo calórico.

Se você não tem DOENÇA CELÍACA, não se preocupe. Pode consumir glúten com segurança. Ele não engorda, não causa mal-estar e não há mal nenhum em consumi-lo. 
É importante ressaltar que é sempre preferível consumir alimentos integrais como fontes de carboidratos, e sempre em porções orientadas de acordo com a sua atividade física e hábitos de vida.
Consulte um Nutricionista.






Nenhum comentário:

Postar um comentário