domingo, 5 de agosto de 2012

VARICOCELE

Varicocele designa a formação de varizes nas veias da região do escroto, onde estão alojados os testículos. A dilatação dessas veias prejudica o fluxo sanguíneo local, a troca de nutrientes e leva ao acúmulo de substâncias tóxicas e ao aumento de temperatura. Esses factores podem provocar alterações na quantidade - oligozoospermia - e qualidade dos espermatozóides.

Anatomia
O termo varicocele refere-se especificamente à dilatação e tortuosidade do plexo pampiniforme, que é uma rede de veias que drena o testículo. Este plexo percorre a porção posterior do testículo junto com o epidídimo e o ducto deferente, e então dentro do funículo espermático. Essa rede de veias termina na veia gonadal, ou veia testicular. A veia gonadal direita drena na veia cava inferior, enquanto a veia gonadal esquerda drena na veia renal esquerda, que drena então para a veia cava inferior.
Os pequenos vasos do plexo pampiniforme geralmente variam de 0,5-1,5 mm em diâmetro. A dilatação destes vasos em mais de 2 mm é chamada de varicocele.



 Sintomas

Os sintomas da varicocele podem incluir:
  • Dor no testículo
  • Sensação de peso no(s) testículo(s)
  • Diminuição (atrofia) do(s) testículo(s)
  • Veia aumentada visível ou palpável (capaz de ser sentida)

 Diagnóstico

O diagnóstico da varicocele pode ser feito pelo exame físico através de manobras que aumentem a pressão abdominal (como tossir, força de defecação) fazendo com que as veias inchem, e o médico ou enfermeiro possa palpar essas veias. Para confirmar o diagnóstico deve ser feito um exame chamado Eco Doppler, no qual é possível verificar se realmente há refluxo de sangue, além de conseguir medir a intensidade desse refluxo. Os vasos do plexo pampiniforme apresentarão dilatação superior a 2 mm.

Prognóstico

A varicocele geralmente não causa danos e não requer tratamento. Se for necessária uma cirurgia devido à infertilidade ou atrofia testicular, a aparência final geralmente é excelente. A remoção da varicocele pode fazer com que as temperaturas testiculares fiquem normais e que haja uma produção aumentada de espermatozóides.

 Tratamentos

O tratamento da varicocele é cirúrgico. Na cirurgia "fecham-se" as veias do plexo venoso testicular, curando a varicocele. No entanto, esta cirurgia pode ter complicações em 5% dos casos[3], como a hidrocele (doença em que se acumula água no escroto, e dependendo do tamanho será tratada por esclerose ou cirurgia).

FONTE:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário