terça-feira, 19 de março de 2013

DIETA CONTRA TPM


DIETA CONTRA TPM

 Durante o período pré-menstrual, são comuns sintomas como irritabilidade, dores de cabeça e nas mamas, fadiga e até depressão.

Mas alimentação pode ajudar a aliviar esses problemas. E associado com a atividade física pode potencializar essa melhora, em especial as atividades aeróbias, aumentam os níveis de endorfina no organismo, substância associada à melhora do bem-estar e do humor.

As mulheres sensíveis às alterações hormonais sentem mais vontade de comer carboidratos, especialmente doces, que facilitam a entrada de triptofano no cérebro, nutriente que importante para a produção de serotonina.

Porém deve-se priorizar a ingestão de carboidratos integrais, pois os refinados (farinha branca e açúcar) são associados com a piora dos sintomas da TPM como distúrbios de humor, edema e fadiga.

Procure incluir na dieta granola, cereais integrais, pão integral, quinoa, cevadinha. Alimentos fonte de triptofano também são recomendados, como banana e aveia.

Durante a TPM, é normal sofrer com a retenção de líquidos, o que leva ao inchaço. Para minimizar esse desconforto, diminua o consumo de sódio, mineral presente no sal de cozinha, em temperos prontos, queijos amarelos, salsicha, fast foods, enlatados, refrigerantes entre outros. Para temperar os alimentos, utilize ervas aromáticas como salsinha, alecrim, orégano, e manjericão. Além disso, aumente a ingestão de água para eliminar o sódio que provavelmente está em excesso.

A vitamina “E”, presente em alimentos como azeite, nozes e amêndoas, também podem ajudar, uma vez que possui ação atioxidante e evita os danos causados pelos radicais livres, reduzindo dores musculares. Estudos mostram ainda que essa vitamina diminua as prostaglandinas, mediadores inflamatórios responsáveis pelos sintomas indesejáveis como cólicas.
Algumas pesquisas também relacionam sintomas de TPM com deficiências de vitaminas e minerais, como a vitamina B6 importante para a síntese de neurotransmissores responsáveis pelo humor, que pode ser encontrada em alimentos como grãos integrais, ovos, feijão e lentilha. A vitamina “A” (presente em leite e ovos, por exemplo) está relacionada ao aumento dos níveis de
progesterona, hormônio vinculado à diminuição dos sintomas da fase pré-menstrual. Já o magnésio (amêndoas, nozes, castanhas) reduz a incidência de espasmos musculares, apatia, náuseas e as terríveis cólicas.

Em relação aos chocolates, prefira os amargos, pois contêm maior concentração de cacau em mais benefícios à produção de serotonina e endorfina, responsáveis pelo bem-estar.

 

Fabiana Honda é formada em nutrição pela USP, pós-graduada em fisiologia do exercício pela Unifesp.

Revista W run corrida para mulheres junho/julho 2012 n. 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário