quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Aumenta o uso de remédios improvisados para emagrecer

Após a proibição dos emagrecedores, cresce até 41% a venda de remédios que até emagrecem, mas que foram produzidos para outras doenças, como diabetes e depressão.

 
As drogas foram elaboradas para tratar convulsão, diabetes e depressão . O uso crescente das substâncias, no entanto, sugere que os medicamentos têm sido utilizados de forma improvisada para emagrecer.
Em menos de um ano, as vendas de três remédios produzidos para tratar pacientes com problemas neurológicos (bupropiona), diabéticos (victoza) e depressivos (topiramato) cresceram até 41,5%, mostra levantamento feito pelo Sindicato das Farmácias de São Paulo (Sindusfarma).
O aumento acontece a partir de outubro de 2011 e coincide com a proibição, por parte do governo federal, da venda dos emagrecedores e com a restrição severa à comercialização da sibutramina, até então a droga mais utilizada para perder peso.
Apesar de terem sido desenvolvidos para outros fins, há indícios de que estes três medicamentos provocam redução do peso como um efeito colateral. O receio dos especialistas, no entanto, é de que a utilização dos remédios adaptados ao emagrecimento – uma prática chamada de ‘off label’ (expressão para definir o uso fora da bula) – ocorre sem o respaldo científico sobre a segurança dos pacientes que têm apenas obesidade.
A decisão da restrição dos emagrecedores partiu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após constatar o uso indiscriminado das substâncias emagrecedoras. Em 2010, a agência fez um levantamento, por meio do Sistema Nacional e Gerenciamento de Produtos Controlados, que compilou dados de farmácias e drogarias de todo o País.
Foram avaliadas seis drogas ligadas ao emagrecimento e, na época, a constatação foi de que em um ano o Brasil consumiu seis toneladas destes medicamentos, uma média de 16 quilos por dia (55% do consumo mundial).
Após dois anos de discussão, foi decidida a proibição de três inibidores de apetite (anfepramona, femproporex e mazindol) e maior controle dos derivados de sibutramina.
A medida restritiva provocou revolta entre parte dos médicos prescritores dos medicamentos. A presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade, Rosana Bento Radominski, afirmou em comunicado que “a intenção de proteger a população dos efeitos adversos dos remédios anorexígenos deixou órfãos os pacientes que realmente se beneficiam deles”.
“O arsenal terapêutico para tratar uma doença como a obesidade ficou muito restrito, com só duas drogas possíveis”, lamenta a endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Cláudia Chang.
“Com isso, a prescrição off label ganhou fôlego. Não é uma prática errada ou condenada, mas precisa de monitoramento intenso por parte dos médicos”, complementa Cláudia que também é professora da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).
“A cautela é porque um dos remédios que tem sido usado, o elaborado para tratar o diabetes, não precisa de receita médica para ser vendido." Isso pode deixar margem para o uso abusivo por parte dos pacientes, sem indicação médica e resulta em consumo inadequado.
Droga nenhuma
Além da Abeso, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia (Sbem) também manifestou posição contrária às normas da Anvisa. Já o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), José Ernesto dos Santos, concorda com a medida.
“Um dia vamos ter um remédio eficiente para o controle da obesidade, mas atualmente nenhuma droga funciona”, avalia. “Em todos os casos, os prejuízos acarretados pelos efeitos colaterais superam os benefícios. Não valem o risco”, afirma.
A obesidade aumenta ano a ano no País, conforme os indicadores do Ministério da Saúde. Nos últimos seis anos, 11 milhões de pessoas entraram para o grupo de obesos mórbidos do País e os 15,8% de obesos registrados no ano passado são um recorde histórico.
Mas a régua que mede a dependência química também alerta para os medicamentos usados de maneira tóxica. Pesquisa da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) pesquisou 18 mil universitários e mostrou que, entre as mulheres, o vício em emagrecedores, tranquilizantes e antidepressivos somou 3,6% e supera a dependência de crack e cocaína (0,1%).
A especialista Cláudia Chang defende o uso de medicações para no processo de perder peso, mas diz que só a mudança de comportamento é solução definitiva. “A mudança de hábito é essencial e a comparo com uma grande escada que o obeso precisa subir. Os remédios funcionam apenas como um corrimão.”
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário