domingo, 25 de novembro de 2012

RISCO DURANTE A CORRIDA

 Risco durante a corrida, fique atento

Tendinite, canelite e fascíte plantar são as lesões mais comuns em quem pratica o esporte


Lesões por esforço repetitivo, estresse articular por sobrecarga, fraturas por estresse. A quantidade de danos que seu corpo pode sofrer durante a corrida é muito grande, mas um recente estudo realizado na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e publicado no renomado New Zealand Journal of Sports Medicine descobriu quais são os machucados mais comuns em quem pratica essa atividade. A síndrome do estresse medial da tíbia, a tendinopatia de Aquiles e a fascíte plantar são as campeãs.

Achou os nomes difíceis? O médico do esporte Samir Salim Daher, secretário da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) explica o que eles significam: "A síndrome do estresse medial da tíbia - também chamada de canelite - é uma inflamação no osso da tíbia que fica logo abaixo do joelho; a fascíte plantar é o mesmo problema, mas em uma membrana chamada fáscia plantar, que fica na sola do pé e é tensionada toda vez que tiramos o pé do chão; a tendinopatia de Aquiles ocorre em consequência da inflamação no tendão de mesmo nome, quem tem a função de impulsionar o corpo para frente durante a pisada".

Segundo Samir, a canelite ocorre em quem tem pé pronado, ou seja, quando o impacto da pisada vai todo para o osso da tíbia. Já as outras lesões surgem depois de um treino mais forte sem um período de descanso.
 
 
-Para prevenir as lesões, sempre faça um bom alongamento e aquecimento antes do treino principal e um desaguecimento e alongamento depois do treino.
 
-De intervalos de descanso de 48hs entre os treinos mais fortes.
 
-Faça treinos de alongamento e fortalecimento (musculação) paralelos aos treinos de corrida. Com mais flexibilidade e força a probabilidade de lesão é menor, e o desempenho da corrida sempre melhora muito mais. Isso é comprovado cientificamente.
 
-Provas de maratona deve ser realizadas apenas uma vez por ano, meia-maratona a cada três meses e 10km um vez por mês.
 
-Em caso de dor não inicie o treino, se sentir dor durante o treino interrompa imetiatamente e sempre procure ajuda profissional.
 
-Sempre siga as orientações do Educador Físico (treinador).
 
Artigo original: www.minhavida.com.br
 
Adaptado por : Prof. Fabrício Alfonso Costa
                                Fisiologista do Exercício

Nenhum comentário:

Postar um comentário