terça-feira, 12 de fevereiro de 2013



Tríade da mulher atleta
 
A maioria das adolescentes e mulheres podem obter benefícios importantes em termos de saúde advindos de uma prática regular de exercícios sem estar submetidas a riscos para a saúde. Elas devem ser estimuladas a serem fisicamente ativas em todas as fases de suas vidas. A Tríade da Atleta foi objeto de discussões, em 1992, pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte. Ela é caracterizada pelos distúrbios alimentares que englobam comportamentos alimentares inadequados e pouco eficientes na tentativa de reduzir o peso. Esses comportamentos anormais variam podendo chegar até a anorexia nervosa e bulimia nervosa. Os distúrbios alimentares podem aumentar a morbidade, reduzir o desempenho, provocar amenorréia. A amenorréia primária (retardo da menarca) é a ausência de menstruação em uma menina de 16 anos com caracteres sexuais secundários. A secundária é a ausência de três ou mais ciclos menstruais consecutivos após a menarca. A amenorréia associada com o exercício ou com anorexia nervosa é de origem hipotalâmica. A amenorreia hipotalâmica resulta em uma produção reduzida de hormônios ovarianos e hipoestrogenemia semelhantes à menopausa.
Tanto a amenorréia hipotalâmica quanto a menopausa estão associada com uma redução densidade mineral óssea. A osteoporose é uma doença caracterizada por uma massa óssea reduzida e uma deterioração da micro arquitetura do tecido ósseo, o que leva a uma maior fragilidade esquelética e um maior risco de fraturas.

www.posugf.com.br
 
Bases para Análise Fisiológica do Exercício e Nutrição - Adaptações do Sistema Endócrino e Neuromuscular / Pós-Graduação - Medicina do Esporte
Profº. Ivan Piçarro

Postado por:
Prof. Fabrício Alfonso Costa.
Pós-Graduando em Medicina do Esporte. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário