quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A NOVA PIRÂMIDE ALIMENTAR E A ATIVIDADE FÍSICA





A ciência da alimentação e nutrição tem apresentado constantes avanços e novas descobertas. A maneira como a composição e o consumo dos alimentos podem influenciar na saúde dos indivíduos torna necessária uma orientação profissional adequada sobre alimentação saudável.

Por isso, formas gráficas dos grupos de alimentos são desenvolvidas para facilitar a compreensão pelas pessoas, alguns exemplos são o “My Plate” dos Estados Unidos e a “Pirâmide Alimentar” aqui no Brasil.

Existem diversos tipos de Pirâmide Alimentar, como as direcionadas a diferentes faixas etárias, as que mostram os nutrientes presentes em cada grupo de alimentos, as voltadas para os vegetarianos. No Brasil, a Pirâmide Alimentar Brasileira foi proposta em 1999 pela nutricionista e pesquisadora Dra. Sônia Tucunduva Philippi do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, com alimentos típicos do Brasil e do hábito alimentar da população, e que além de conter todos os grupos de alimentos necessários para a manutenção da saúde e priorizar a variedade de alimentos também apresenta a quantidade adequada de porções a serem consumidas diariamente.1

Esse ano, a Pirâmide foi reformulada pela pesquisadora em conjunto com o Ministério da Saúde com o intuito de aproximá-la ainda mais da dieta e da cultura do brasileiro. Assim, foi realizada a inclusão de alguns alimentos como arroz integral, castanha do Brasil e soja, também houve destaque para as frutas regionais como caju e goiaba e inclusão de sucos e saladas de frutas. Outra mudança interessante foi a maior evidência do leite e derivados, os quais são importantes fontes de cálcio para a população. No grupo das carnes, os peixes, cortes magros e grelhados ficaram a mostra. Na parte de óleos, destacou-se o azeite; e nos doces e açúcares, foi incluso o açucareiro e o chocolate. Além disso, a nova Pirâmide inclui o incentivo à prática de atividade física e o fracionamento da dieta em 6 refeições por dia, como forma de promover a mudança de estilo de vida das pessoas.1,2

Com a recomendação da atividade física na Pirâmide Alimentar Brasileira, fica evidente a importância da alimentação adequada para a prática de exercícios. Realizar atividade física leva a maior necessidade de nutrientes, energia, vitaminas e minerais, e torna o consumo de alimentos antes, durante e após o treino essencial para o bom funcionamento do organismo durante essa prática.3

Antes do exercício é importante fornecer energia ao organismo para iniciar a prática e garantir o tempo de atividade, por isso é interessante preferir os carboidratos complexos, como os grãos integrais que proporcionam lenta absorção de glicose pelo organismo e fazem com que a energia dure o treino inteiro. Durante a atividade física, atenção especial deve ser dada ao grau de hidratação assim como no suprimento de nutrientes para garantir a performance. Após o exercício o ideal é repor a energia gasta e preservar a massa magra por meio do mix de carboidratos e proteínas, como: iogurtes, bebidas à base de soja e sanduíche de pão integral com peito de peru.3,4,5

Assim, vale ressaltar que todos os grupos de alimentos devem ser consumidos ao longo do dia em quantidades suficientes para suprir o organismo com nutrientes essenciais para seu funcionamento, principalmente aos praticantes de atividade física, que apresentam necessidades especiais para aguentar o esforço proporcionado pelo exercício e preparar o corpo para a pratica no dia seguinte. Dessa forma, a alimentação equilibrada a adoção de hábitos de vida saudáveis, entre eles a pratica de atividade física, contribuem para o bem-estar e saúde da população.
REFERÊNCIAS:

1. Philippi ST, Latterza AR, Cruz ATR, Ribeiro LC. Pirâmide alimentar adaptada; guia para escolha dos alimentos. Rev. Nutr., Campinas, 1999;12(1):65-80.
2. Site Uol – Notícias em Saúde. Pirâmide Alimentar é redesenhada para melhorar a dieta dos brasileiros. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/07/13/piramide-alimentar-e-redesenhada-para-melhorar-a-dieta-dos-brasileiros.htm>; Acesso em: 25/10/2013.
3. American Dietetic Association. Position of the American Dietetic Association, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. J Am Diet Assoc. 2009;109:509-527.
4. Kerksick, C. M.; Leutholtz, B. Nutrient administration and resistance training. J Int Soc Sports Nutr; 2(1):50-67, 2005.
5. Tipton, K. D. et al. Stimulation of net muscle protein synthesis by whey protein ingestion before and after exercise. Am J Physiol Endocrinol Metab; 292(1):71-6, 2007.


Fonte: Dra. Sônia Tucunduva Philippi do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP / Site UOL

www.educacaofisica.com.br