quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Exercitar-se em jejum pode provocar tonturas, desmaios e mau humor

 
 
exercitar-se-em-jejum-pode-provocar-tonturas-desmaios-e-mau-humor
Deixar de comer ou exercitar-se em jejum não devem ser opções para quem deseja emagrecer.

Ao contrário do que se pensa, é extremamente importante que o atleta se alimente de forma correta antes de iniciar uma atividade física. O corpo necessita de energia para o exercício, fornecida pelo consumo de carboidrato. Se o atleta se exercita em jejum, ocorre uma diminuição da taxa de açúcar no sangue, o que pode provocar tonturas, desmaios e mau humor. Além disso, é fundamental evitar alimentos laxativos, que produzam gases ou desconforto abdominal, como gordura e fritura.

O atleta que opta por se exercitar em jejum acaba por ficar com o apetite muito maior após o treino, já que acontece um desequilíbrio hormonal. Portanto, é importante combinar proteína com carboidrato para não haver perda muscular e melhorar o rendimento nos próximos treinos.

O ideal é se alimentar com frutas, aveia, pães integrais e cereais, lembrando que o café da manhã deve ser feito uma hora antes do treino. Se não for possível, tomar um suco de fruta ou algo leve é o mais indicado.
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Infelizmente existem profissionais da área da saúde que indicam este tipo de prática de forma indiscriminada e nem se quer acompanha o praticante durante o exercício para observar as suas reações. Em sua maioria são profissionais que não tem conhecimento em Fisiologia do Exercício, Medicina do Esporte e Nutrição Esportiva e prescreve até mesmo por modismo.
 
Como já descrito no texto anterior a prática de exercício em jejum pode causar desequilíbrio hormonal, perda muscular, queda no desempenho físico, tontura, mal-estar, desmaio, mal humor e perda de massa óssea.
 
Prof. Esp. Fabrício Alfonso Costa.