quinta-feira, 27 de junho de 2013

ALIMENTOS QUE AJUDAM A EMAGRECER

Saiba o que comer para controlar a fome

Alguns alimentos dão mais saciedade que outros. Conheça alguns aliados da sua reeducação alimentar
Controlar a fome não é fácil, mas é possível contar com a ajuda de muitos alimentos que contêm fibras e outros componentes, mantendo a vontade de comer mais tempo longe do estômago.
As fibras estão em primeiro plano quando a questão é saciedade. As solúveis, que estão presentes nos vegetais folhosos, como a rúcula, alface ou agrião, e também nas cascas das frutas, funcionam como uma espécie de esponja, absorvendo água e aumentando o bolo alimentar. Com esse tipo de fibra no estômago, o cérebro entende que o corpo já tem comida suficiente para funcionar e conforta o organismo com a sensação de saciedade.
Consumir gorduras boas ajudam a saciedade. 
Azeite, óleo de coco, sardinha, atum, salmão, abacate e semente de linhaça são alguns exemplos dos alimentos ricos em gorduras boas, que, consequentemente, precisam de mais tempo para uma digestão completa. Mas atenção: essas gorduras não oferecem saciedade sozinhas. Elas devem ser combinadas com alimentos ricos em fibras.
Outra boa dica é acrescentar farinha de frutas nos sucos. 
As farinhas de banana verde e de maracujá contêm pectina, que é uma fibra solúvel. Essa fibra se transforma e um gel quando entra em contato com o estômago, e evita que ele esvazie rapidamente. 
Um truque fácil, que torna a digestão mais lenta, refletindo na saciedade: mastigar bem os alimentos.
Veja a seguir algumas sugestões de alimentos que ajudam na saciedade:
Aveia, Laranja, Ervilhas, Lentilhas, Couve, Azeite de oliva, Grão de bico, FEIJÃO, Carne vermelha(músculo), Peito de frango, Batata doce, Inhame, Escarola, Acelga, Rebolho.

Lembre-se que para dar resultado temos que beber pelo menos 2 litros de água por dia (no mínimo).


CORRIDA HOMENS DO FOGO 2013 10KM (GRUPO ALPHA FITNESS)














terça-feira, 25 de junho de 2013

GH (HORMÔNIO DO CRESCIMENTO)

GH (growth hormone)
 
HORMÔNIO DO CRESCIMENTO 
 
 ENGENHARIA GENÉTICA

Também conhecido como somatotropina é capaz de induzir a formação de tecidos e de aprimorar o desempenho. 

 O hormônio do crescimento é um hormônio anabólico e regulador de glicose, tendo a sua produção natural na adeno-hipófise, em estados não estressantes o GH é liberado em pulsos, com as maiores pulsações se verificando cerca de duas horas após o sono.

Ele foi e tem sido usado no combate ás desordens que resultam o crescimento limitado (ananismo) ou do desgaste corporal (AIDS). As pesquisas demonstram que a administração do hormônio do crescimento em idosos (61 a 81 anos) aumenta a massa magra, reduz a massa gorda e provocam aumentos mínimos da densidade óssea.

Os exercícios intensos, que envolvem grandes grupos musculares aumentam a secreção de hormônio do crescimento de forma natural.
O aumento da secreção de hormônio do crescimento durante o exercício é muito importante por sua função anabólica, lipolítica e glicorreguladora.

Indivíduos que sofrem de acromegalia devido a produção excessiva de GH endógeno apresentam musculatura bem desenvolvida, mas proporcionalmente pouco forte. Esses indivíduos também apresentam, em geral, uma baixa expectativa de vida, não passando dos 60 anos! Isso ocorre principalmente em função da cardiomegalia, hiperlipidemia e hiperglicemia.
 
A utilização do hormônio do crescimento sem prescrição médica de forma ergogênica farmacológica, com aplicações de injeções de GH, pode calçar o gigantismo durante o crescimento em adolescentes, acromegalias em adultos (aumento das mãos, dos pés, e das estruturas faciais), além de resistência a insulina (diabetes tipo 2), retenção de água, síndrome de compressão do túnel do carpo, aumento dos órgãos provocando quadros de cardiomegalia (crescimento exagerado do coração) que podem levar a morte.

“Tem-se divulgado aumento de certos tipos de câncer em pacientes em tratamento com GH. Vários estudos e revisões concluem que existe realmente correlação positiva entre a terapia com GH e a leucemia.” (BOOSE e cols.,1992) citado por (BOMPA e CORNACCHIA, 2000).  

Outros efeitos colaterais:
 
  • Inchaço corporal;
  • Dor nas articulações, principalmente nas mãos;
  • Desenvolvimento de câncer em pacientes diagnosticados com pólipos intestinais;
  • Artrite
  • Hipertrofia das cordas vocais (engrossamento da voz).













  • Referencias:

    BOMPA, T.O. & CORNACCHIA, L.J. Treinamento de Força Consciente: estratégia para ganho de massa muscular. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte LTDA, 2000.
    BACURAU, R. F. et. al. Hipertrofia e Hiperplasia: Fisiologia, Nutrição e Treinamento do Crescimento Muscular. São Paulo, Editora Phorte, 2001.
    MCARDLE, W. D. et.. al. Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Quinta Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S. A. 2003.
    ROBERGS, R. A. & ROBERTS, S. O. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício: para Aptidão, Desempenho e Saúde. São Paulo, Editora Phorte, 2002.
    SIMÃO, R. Fundamentos Fisiológicos para o Treinamento de Força e Potência. São Paulo, Editora Phorte, 2003.





     

    quinta-feira, 20 de junho de 2013

    GLUTAMINA E SEUS BENEFÍCIOS

    Estudos vêm demonstrando os benefícios da glutamina:

    Melhora a performance na pratica da atividade física.


    -Glutamina é importante para evitar a síndrome do cólon irritável.

    -Intervém na desintoxicação de substâncias  agressivas ao organismo.

    -É um transportador de nitrogênio aos tecidos (junto com alanina, é a combinação principal que transporta nitrogênio do músculo para os diferentes órgãos).

    - É regulador da síntese de glicogênio no fígado (é um aminoácido glicogênico).

    -É combustível respiratório para alguns tecidos: intestino delgado e células com um ‘turnover’ rápido (células endoteliais, células dos túbulos renais, linfócitos e fibroblastos).

    -Glutamina é um nutriente do cérebro e, especificamente, intervém no uso de glicose pelo cérebro.

    -Assim, a glutamina proporciona uma fonte útil de energia para o cérebro.

    -Glutamina aumenta o volume da célula muscular promovendo a hidratação de seu interior (estimula a célula para capturar água).

    -O aumento da hidratação do interior da célula não significa aumento na retenção de liquido, que está fora da célula.

    -Embora não esteja perfeitamente claro o modo com o qual a glutamina alcança estes efeitos, alguns cientistas propuseram que o estado de hidratação das células seja fator crítico na manutenção da massa muscular.

    -Uma célula complemente hidratada é fundamental para evitar o catabolismo.

    -Glutamina também pode contribuir para a recuperação de glicogênio muscular depois do treinamento, quando os níveis de glicogênio diminuíram ou foram depletados.

    Em estudo na Universidade de Pádua, Itália, os investigadores descobriram que a glutamina tomada com o polimento de glicose provocou o acúmulo de glicogênio no fígado e nos músculos esqueléticos.
    A conclusão mais importante deste estudo foi que a glutamina provou ser tão eficiente quando a solução de polímero de glicose, aumentando o glicogênio muscular depois de ter sido depletado pelo exercício.
    A ingestão do polímero de glicose produziu grande elevação nos níveis de insulina que durou 30-90 minutos, enquanto a glutamina não mostrou efeito nos níveis de insulina.
    Este estudo sugere que comer um alimento rico em proteína e um suplemento de glutamina é um potente estimulante da re-síntese de glicogênio muscular.
     A glutamina pode se converter em glicose sem modificar os níveis de hormônios no plasma.
    Estudo na Universidade de Roschester, Nova Iorque, EUA, demonstrou a importância da glutamina como regulador da glicogênese (a síntese de glicose).
    Por não produzir incrementos nos níveis de insulina, a conversão de glutamina para glicose não produziu efeitos lipogênicos (acúmulo de gordura).

     Função da glutamina na recuperação pós trauma:

     Numerosos estudos demonstraram que a glutamina é particularmente importante depois de uma intervenção cirúrgica ou traumatismo.
    Estudo recente em pacientes operados de hérnias, os indivíduos receberam 0,285 gramas de glutamina por kg de peso corporal ou um placebo. Os pacientes que foram administrados com glutamina demonstraram equilíbrio de nitrogênio superior em relação ao do grupo de placebo.
    Há vários estudos que sugerem que a glutamina preserva a massa muscular em pacientes com queimaduras.

    ·         Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico;
    ·         Ajuda na cicatrização de machucados.


    REFERÊNCIAS:

    BACURAU, R. F. et. al. Hipertrofia e Hiperplasia: Fisiologia, Nutrição e Treinamento do Crescimento Muscular. São Paulo, Editora Phorte, 2001.
    BACURAU R. F. Nutrição e Suplementação Esportiva. Sexta edição. São Paulo, Editora Phorte, 2009.
    BOMPA, T.O. & CORNACCHIA, L.J. Treinamento de Força Consciente: estratégia para ganho de massa muscular. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte LTDA, 2000.
    GUEDES JUNIOR, D. P. Musculação: Estética e Saúde Feminina. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte, 2003.
    LUCCHESE, F. & CASTRO C. N. Desembarcando o Sedentarismo.Quarta Edição. Porto Alegre, Editora L&M, 2005.
    KATCH, F. I. & MCARDLE, W. D. Nutrição, Controle de Peso e Exercício. Segunda Edição. Rio de Janeiro, Editora Medsi, 1984.
    MCARDLE, W. D. et.. al. Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Quinta Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S. A. 2003.
    ROBERGS, R. A. & ROBERTS, S. O. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício: para Aptidão, Desempenho e Saúde. São Paulo, Editora Phorte, 2002.
    SIMÃO, R. Fundamentos Fisiológicos para o Treinamento de Força e Potência. São Paulo, Editora Phorte, 2003.

    GLUTAMINA

    A glutamina que é considerado como um aminoácido mãe por sintetizar outros aminoácidos como o acido glutâmico, valina e a isoleucina também ajuda no desenvolvimento muscular, alguns tipos de doenças e casos de stress (treinamento com peso é um caso de alto stress), certas partes do corpo precisam de mais glutamina que a quantidade normal produzidos, nestes casos sugere-se a suplementação de glutamina. 
    Estudos têm demonstrado que este tipo de glutamina previne a perda muscular, produzindo um potente efeito anticatabólico. 
    A glutamina é utilizada pelo nosso organismo na manutenção e desenvolvimento do sistema imunológico, nos rins, no pâncreas e fígado, também tendo a função muito importante de transporte de nitrogênio. 
    Ela faz com que a amônia seja removida de algumas áreas do corpo (cérebro e pulmões) e depositados em outras como (intestinos e rins). 
    A glutamina tem sido vista como um importante fator para o depósito de glicogênio no músculo, é um aminoácido que causa uma liberação extra do hormônio do crescimento melhorando o desenvolvimento e crescimento muscular.
    É importante destacar que a glutamina não é um aminoácido essencial, sendo produzido pelo músculo. Mas sua suplementação é de estrema importância trazendo diversos benefícios.



     REFERÊNCIAS:

    BACURAU, R. F. et. al. Hipertrofia e Hiperplasia: Fisiologia, Nutrição e Treinamento do Crescimento Muscular. São Paulo, Editora Phorte, 2001.
    BACURAU R. F. Nutrição e Suplementação Esportiva. Sexta edição. São Paulo, Editora Phorte, 2009.
    BOMPA, T.O. & CORNACCHIA, L.J. Treinamento de Força Consciente: estratégia para ganho de massa muscular. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte LTDA, 2000.
    GUEDES JUNIOR, D. P. Musculação: Estética e Saúde Feminina. Primeira Edição. São Paulo, Editora Phorte, 2003.
    LUCCHESE, F. & CASTRO C. N. Desembarcando o Sedentarismo.Quarta Edição. Porto Alegre, Editora L&M, 2005.
    KATCH, F. I. & MCARDLE, W. D. Nutrição, Controle de Peso e Exercício. Segunda Edição. Rio de Janeiro, Editora Medsi, 1984.
    MCARDLE, W. D. et.. al. Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Quinta Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S. A. 2003.
    ROBERGS, R. A. & ROBERTS, S. O. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício: para Aptidão, Desempenho e Saúde. São Paulo, Editora Phorte, 2002.
    SIMÃO, R. Fundamentos Fisiológicos para o Treinamento de Força e Potência. São Paulo, Editora Phorte, 2003.

    terça-feira, 18 de junho de 2013

    OXANDROLONA

      Oxandrolona é um fármaco criado por Raphael Pappo enquanto trabalhava para os Laboratórios Searle (hoje Pfizer) sob a marca registrada Anavar. Foi introduzida nos EUA em 1964. É administrado oralmente e seus efeitos são devido à ligação ao receptor de testosterona. O receptor de testosterona induz ações em nível celular de diversas maneiras, com ações anabolizantesandrogênicas e outras.

       A oxandrolona está longe de ser uma saída saudável e milagrosa para quem quer ganhar massa muscular.  Não se trata de um suplemento, e sim de um medicamento classificado como esteroide anabólico utilizado no tratamento de grandes queimados e em algumas síndromes com deficiência hormonal.

      A oxandrolona é prescrita por meio de receituário de controle especial no Brasil, indicada primariamente para síndromes catabólicos, pacientes acamados por várias semanas, restaurando assim os tecidos musculares.

      Principalmente as mulheres têm sido atraídas pelos comprimidos de oxandrolona por dois motivos. O primeiro - e mais óbvio - é que a substância, derivada da testosterona, proporciona o crescimento muscular. Lembre-se de que os homens têm mais músculos do que as mulheres justamente por causa desse hormônio. O segundo é que, em tese, ela teria menos efeitos colaterais do que outros anabolizantes, masculinizando menos. "Diversos estudos questionam exatamente isso".

    Alguns efeitos colaterais:

    1. Diminuição do HDL (colesterol bom)
    2. Aumento do LDL (colesterol ruim)
    3. Crescimento de pêlos e engrossamento da voz
    4. Comportamento masculinizado nas mulheres
    5. Impotência sexual masculina temporária

    Sites consultados:

    www.educacaofisica.com.br
    www.wikipedia.org

    quinta-feira, 13 de junho de 2013

    DESIDROEPIANDROSTERONA (DHEA)


    Desidroepiandrosterona (DHEA e seu éster sulfatado, DHEA sulfato, ou DHEAS) é um hormônio esteroide relativamente fraco sintetizado principalmente a partir do colesterol pelo córtex supra-renal de primatas. O corpo produz mais DHEA (denominado comumente "hormônio mãe) que todos os outros esteroides conhecidos. Sua estrutura química é muito semelhante aquela dos hormônios sexuais testosterona e estrogênio, com uma pequena quantidade de DHEA funciona como precursor para esses hormônios nos homens e nas mulheres. Novos relatos e anúncios os elogiam a DHEA como um super-hormônio, um Santo Graal, que faz aumentar a produção de testosterona, reforça o sistema imune, preserva a juventude, revigora a vida sexual, reduz a dor e a fadiga articulares e neutraliza os efeitos debilitantes do envelhecimento. 

      As companhias farmacêuticas sintetizam DHEA a partir de ingredientes químicos ou de inhames selvagens. 
    Pesquisas realizadas com ratos e camundongos que produzem pouco ou nenhum DHEA mostraram vários benefícios mas segundo os cientistas esses benefícios não se aplica necessariamente aos seres humanos sadios.  Alguns estudos sugere que os suplementos de DHEA podem proporcionar cardioproteção durante o envelhecimento (mais benefícios em homens que nas mulheres), reforça a função imune na doença e, talvez, proporcionar uma proteção antioxidante.
      Segundo pesquisas os efeitos colaterais do consumo de DHEA maior que 50mg ao dia pode promover o crescimento de pêlos faciais em mulheres e altera a função menstrual normal. 
      Os clínicos expressaram o temor de que a elevação dos níveis plasmáticos de DHEA pela suplementação poderia estimular o crescimento de tumores prostáticos até então adormecidos ou causar hipertrofia benigna da própria próstata. Se já existe câncer, a DHEA pode exacerbar seu crescimento.
    Apesar de sua popularidade entre os entusiastas do exercício, não existem dados em apoio de um efeito ergogênico de DHEA exógeno sobre homens e mulheres adultos jovens.

    A DHEA é produzida industrialmente a partir de uma saponina de origem vegetal chamada diosgenina.

    Alguns especialistas alertam para ter cuidado com o consumo dos chamados pró-hormônios, caso do DHEA (dehidroepiandrostero na), que estimula a produção de testosterona pelo organismo.
    "Os pró-hormônios podem ser responsáveis também por casos de ginecomastia (aumento das mamas masculinas)". São considerados precursores dos anabolizantes por terem a mesma base. Apesar disso, o consumo dos pró-hormônios ainda não foi proibido. "A pessoa acha que não está tomando anabolizantes, mas está".

    Antes do consumo de DHEA procure orientação médica.


    Referencia:
    MCARDLE, W. D. et.. al. Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Quinta Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S. A. 2003. 
    Sites consultados:
    www.educacaofisica.com.br
    www.wikipedia.org





    quinta-feira, 6 de junho de 2013

    PREVENÇÃO E COMBATE DE DOENÇAS ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA

      A atividade física contribui para a manutenção da qualidade de vida e a sua adoção auxilia na prevenção e combate de doenças.

       Grande parte da população alega que a ausência de atividade física na rotina é o resultado da escassez de tempo, preguiça, falta de dinheiro e até dificuldade de encontrar uma atividade compatível com o estilo de vida. Entretanto os especialistas alertam que o sedentarismo favorece uma série de doenças, além de intensificar muitos problemas de saúde como: hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e até emocionais. 

       De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o sedentarismo traz malefícios a saúde, em proporções similares ao tabagismo.

    Destacamos  algumas doenças que podem ser prevenidas com a adoção da atividade física:
    - Diabetes: De acordo com os especialistas, o aumento da gordura localizada, em especial na região abdominal, é uma das razões que levam ao quadro de rigidez a insulina. Sendo assim uma das melhoras formas de se prevenir contra o diabetes é equilibrar uma alimentação adequada a prática regular de exercícios físicos;

    - Pressão Alta: Pessoas consideradas " sedentárias" obrigam o coração a realizar um maior esforço, pois o músculo cardíaco necessita realizar mais pressão para que o sangue percorra o corpo todo, elevando a pressão arterial. A atividade física não só diminui a pressão, como ainda auxilia na prevenção contra o surgimento de outras patologias, uma vez que aumenta a resistência e capacidade cardiovascular;

    - Osteoporose: Os exercícios contribuem para a formação de massa óssea, pois previnem o desenvolvimento da osteoporose. A atividade física favorece a fixação de cálcio, o que é imprescindível para evitar a doença, visto que ela pode ser ocasionada pela progressiva descalcificação;

    - Ansiedade: A ansiedade pode desencadear uma série de transtornos como: preocupação excessiva, medo, falta de controle, tensão permanente, dentre outros. Esses sintomas podem ser intensificados por conta do sedentarismo, pois ocorre uma interdição da produção de endorfina, 

    neurotransmissores que propiciam uma sensação  de bem-estar.  As pessoas que praticam exercícios físicos conseguem conviver e lidar melhor com a ansiedade, e ganham mais produtividade.

    A prática de atividade física proporciona benefícios á composição corporal, saúde e a qualidade de vida. A magnitude das respostas aos exercícios parece estar associada á interação de diferentes variáveis, como a natureza do estímulo, a duração e intensidade do esforço, o grau de treinamento e o estado nutricional do praticante.

    Fonte: www.posugf.com.br



    domingo, 2 de junho de 2013

    ALIMENTOS QUE ACELERAM O METABOLISMO



        O metabolismo representa o conjunto de transformações que os nutrientes sofrem no interior do nosso corpo. Selecionamos os principais fatores que contribuem para que o metabolismo possa ser acelerado.

    A taxa metabólica pode ser atribuída em 80% por fatores genéticos e 20% por ações que o indivíduo realiza a favor da sua qualidade de vida. O metabolismo pode ser divido em anabolismo e catabolismo.

    - Anabolismo: Reações que produzem compostos e substância através de componentes menores.

    - Catabolismo: Reações que atenuam as substâncias em componentes menores.

    Alguns fatores podem influenciar diretamente nosso organismo como dieta, temperatura ambiente, peso, genética, idade e sexo.

    Esses elementos favorecem algumas pessoas no gasto de mais calorias e outras menos, resultam em pessoas magras que não apresentam privações na dieta, podem comer de tudo que não engordam e outras que têm mais resistência para perder quilos excedentes. 

    Destacamos os principais alimentos que aceleram o metabolismo:

    - Ômega 3: O ômega 3 pode ser encontrado em peixes como atum, sardinha, salmão, entre outros e na linhaça. Auxilia no aumento do metabolismo basal e reduz a retenção de líquido;

    - Gengibre: O gengibre auxilia no aumento do gasto calórico em aproximadamente 10%. Pode ser utilizado como tempero em carnes no geral , sopas e chás;

    - Chá verde:  O chá verde atua como fonte de energia, com a finalidade de realizar um estímulo metabólico, além de atuar como fonte de energia;

    - Fibras naturais: As fibras naturais mantém a saciedade agindo por um maior tempo no metabolismo basal. São imprescindíveis para a absorção de nutrientes que ativam o metabolismo, além de melhorarem a microflora intestinal. Deve-se consumir pelo menos dois litros de água por dia para obter os benefícios das fibras.

    Após o café da manhã, almoço e jantar, opte por consumir frutas e lanches rápidos e leves. Barrinhas de cereais, sucos naturais são excelentes opções, pois mantém o metabolismo ativo durante todo o dia.

    Consumir bastante água, é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônio, para invalidar toxinas e para o bom funcionamento do intestino. Os especialistas afirmam que a água gelada acelera um pouco mais o metabolismo, uma vez que o corpo queima a energia para deixá-la na temperatura normal.

    A atividade física contribui positivamente para acelerar o metabolismo, especialmente exercícios aeróbicos com ginástica localizada ou musculação, pois  a prática regular favorece a produção de uma ação metabólica mais intensa.

    fonte: www.posugf.com.br

    adaptado por: Prof. Esp. Fabrício Alfonso Costa

    OS BENEFÍCIOS DA CORRIDA PARA SAÚDE



    A corrida oferta inúmeros benefícios para a saúde que vão além da parte física, pois além de auxiliar no emagrecimento, colabora para a prevenção e controle de várias doenças, como diabetes e hipertensão, além de elevar a autoestima e o bem-estar.


    Destacamos os principais benefícios da corrida para a saúde:
    - Condicionamento físico:  A corrida melhora o condicionamento físico, e os seus benefícios podem ser notados em até 2 ou 3 semanas. É possível notar a melhora na realização de atividades que abarcam o cotidiano;

    - Prevenção/ Controle de doenças: Doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto são algumas que podem contar com a prevenção e controle a partir da corrida. Isso ocorre por conta da melhora do condicionamento físico, e pelo fato da corrida se tratar de uma atividade aeróbica que condiciona o coração. 
    Os especialistas alertam que depois de algum tempo de prática, o organismo passa a economizar energia para a execução de algumas atividades. Essa economia gerada pelo condicionamento físico é que impossibilita que ele se sobrecarregue, simplificando o controle de pressão, peso e colesterol;

    - Emagrece: Os especialistas reiteram que 1 hora de corrida é possível queimar, por volta de 600 calorias, mas ressaltam que essa queima pode variar para mais ou menos, levando em consideração o preparo físico de cada pessoa, o que propicia o combate ao sobrepeso;

    - Bom Humor: A prática da corrida proporciona a produção de endorfina, que é a principal responsável pela sensação de bem-estar que vem em seguida a prática. Por ser um exercício aeróbico, a sensação pode ser ainda mais intensa. Essa substância deixa o indivíduo mais tranquilo e bem-humorado;

    - Osteoporose: Estudos apontam que a corrida concede a mineralização (calcificação) óssea, ou seja, reduz as chances de ter osteoporose. Quando o impacto oferecido pela corrida for seguro, tende a fortificar os ossos.
                
    A corrida é um esporte de superação, quando o corredor consegue superar a si mesmo, aumenta a sua autoestima, disciplina, dedicação e esforço. 

    www.posugf.com.br

    CORRIDAS (HOMENS DO FOGO) E (DANTE DE OLIVEIRA) 2013

    Segundo o calendário esportivo da Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania de Cuiabá a Corrida Homens do Fogo será realizada no dia 23 de Junho. E a Corrida Pedestre Governador Dante de Oliveira será realizada no dia 7 de Julho.

    Fonte:www.cuiabá.mt.gov.br