sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

OS BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO



-Aumento da área de secção transversal das fibras musculares tanto do tipo I como do tipo II, (hipertrofia muscular).

-Aumento da força muscular

-Aumento da potência muscular

-Aumento da resistência muscular

-Diminuição da porcentagem de gordura corporal

-Aumento de densidade óssea

-Aumento de síntese de colágeno

-Melhora do pico de massa óssea (no período pré-menopausa)

-Aumento da estabilidade e controle da postura

-Melhora de flexibilidade

-Melhora de agilidade

-Melhora do equilíbrio

-Diminuição dos níveis de dor

-Maior proteção das articulações pelas quais esses músculos passam, protegendo de lesões

-Melhora na performance no esporte e atividades recreativas

-Aumento na secreção de hormônios anabólicos encontrados no nosso organismo tais como, testosterona e GH

-Aumento do metabolismo celular nas horas seguintes ao exercício

-Reposicionamento ou preservação do alinhamento ideal das articulações, geralmente afetadas pelo excesso de peso

-Impedimento da perda de massa muscular que acontece com a dieta sem exercício

-Melhor capacidade funcional para desempenhar tarefas do dia-a-dia com maior facilidade

-Aumento da motivação e Melhora da auto-imagem

           

Ao contrário do que se dizia há alguns anos são raras as contra-indicações na musculação, na verdade a única contra-indicação absoluta é a doença de Schuerman ou cifose juvenil, que é um achatamento da parte anterior dos corpos vertebrais, causando um desvio na coluna. Portanto a musculação pode ser praticada por crianças, adolescentes, idosos e gestantes, mas somente com o acompanhamento de um educador físico com experiência em musculação e conhecimento específico para cada caso.

A musculação também reduz o risco de desenvolvimento ou agravamento de aterosclerose, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, fibromialgia, artrite reumatóide e mal de Parkison. Pessoas que já possui alguma destas patologias independente da idade podem praticar musculação como parte do tratamento.

Como atividade física a musculação é considerada uma atividade anaeróbia por ter como característica alta intensidade e curta duração, não solicitando a presença do oxigênio no momento da execução do exercício que pode ter séries de 10, 20 ou 30 repetições. Podendo haver fases aeróbias no momento da recuperação entre as séries.

Os exercícios de musculação devem ser feitos contra resistências graduáveis e progressivas de forma repetitiva, variando os grupos musculares envolvidos, para evitar o cansaço. Uma série é um conjunto de repetições do mesmo exercício, ex. 3x15, 4x10 etc. Os exercícios de musculação podem ser realizados com aparelhos, halteres, barras, anilhas, ou o peso do próprio corpo e outros acessórios.

A freqüência de treinamento pode ser de 2 a 6 vezes na semana de 30 a 60 minutos por dia de treino. É muito importante a realização de atividades aeróbicas e de exercícios de alongamento antes e depois do treinamento principal como complemento.

A musculação é definida como um tipo de treinamento físico com execuções de movimentos biomecânicos localizados em segmentos musculares, onde se emprega pesos progressivamente mais pesados, o que seria a sobrecarga externa ou a utilização do peso do próprio corpo, buscando sempre a melhora da forma física e da saúde.

Nenhum tipo de exercício físico fortalece tanto os músculos, as articulações e ossos como a musculação, tornando, portanto, quaisquer atividades mais fáceis, agradáveis e seguras. Além de fortalecer o corpo, a musculação tem várias aplicações na reabilitação e na prevenção de contusões, tornando-se o tipo de exercício ou atividade física mais praticada e conhecida entre todas as modalidades de treinamento.
 
Prof. Fabrício Alfonso Costa
Graduado em: Educação Física (UFMT)
Pós-Graduado em: Fisiologia do Exercício (IBEPEX/FACINTER)
Pós-Graduando em: Medicina do Esporte e da Atividade Física (UGF)

Leve o seu treino a sério e obtenha resultados.


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


 NUTRIÇÃO E EXERCÍCIOS FÍSICOS

 

A nutrição apropriada constitui o alicerce para o desempenho físico; proporciona o combustível necessário para a execução do exercício e o reparo das células existentes para sintetizar os novos tecidos após os treinos.

Nunca se exercite em jejum.

Além de prejudicar o desempenho físico, causa catabolismo de proteínas (perda de massa muscular) e pode ocorrer hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue).

O ideal é consumir carboidratos antes dos exercícios.

Frutas, aveia, mel, pão (de preferência integral), barras de cereais.

Logo após os treinos consumir carboidratos e proteínas.

Os carboidratos podem ser os mesmos acima citados.

E as proteínas são: “peito de peru, presunto”, ovos, leite e seus derivados. Além das demais carnes vermelhas e brancas, sempre grelhadas ou assadas.

Hidratar-se sempre: antes, durante e após os treinos.

Preconiza-se o número de 1 copo de 200 ml de água por hora em que se estiver acordado. Em atividade física intensa pode-se tomar 200 ml de água a cada 30 minutos.

As vitaminas e minerais dentre outras funções ajudam no combate aos radicais livres que são nocivos para o nosso organismo. São adquiridos principalmente através das frutas e verduras.

As gorduras apesar da sua importância no transporte das vitaminas A, D, E e K na ação como isolante térmico, proteção de órgãos vitais e reserva de energia, deve ser consumido em pequena proporção, caso contrario pode ocorrer o aumento da concentração sanguínea de colesterol e promove a doença cardíaca coronariana.

As fibras também promovem diversos benefícios para o nosso organismo, particularmente fibras de cereais integrais, a uma menor ocorrência de obesidade, diabetes, distúrbios intestinais e alguns tipos de câncer. Associado ao consumo adequado de água e exercícios físicos potencializa seus benefícios.

Aproveite as dicas e bom treino!
Prof. Fabrício Alfonso Costa.
Graduado em: Educação Física
Pós-Graduado em: Fisiologia do Exercício
Pós-Graduando em: Medicina do Esporte


                  

BENEFÍCIOS DA ELIMINAÇÃO DA GORDURA CORPORAL.

 
 
 
PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA E ELIMINE MAIS GORDURA CORPORA, OBTENDO TODOS OS BENEFÍCIOS.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013



Tríade da mulher atleta
 
A maioria das adolescentes e mulheres podem obter benefícios importantes em termos de saúde advindos de uma prática regular de exercícios sem estar submetidas a riscos para a saúde. Elas devem ser estimuladas a serem fisicamente ativas em todas as fases de suas vidas. A Tríade da Atleta foi objeto de discussões, em 1992, pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte. Ela é caracterizada pelos distúrbios alimentares que englobam comportamentos alimentares inadequados e pouco eficientes na tentativa de reduzir o peso. Esses comportamentos anormais variam podendo chegar até a anorexia nervosa e bulimia nervosa. Os distúrbios alimentares podem aumentar a morbidade, reduzir o desempenho, provocar amenorréia. A amenorréia primária (retardo da menarca) é a ausência de menstruação em uma menina de 16 anos com caracteres sexuais secundários. A secundária é a ausência de três ou mais ciclos menstruais consecutivos após a menarca. A amenorréia associada com o exercício ou com anorexia nervosa é de origem hipotalâmica. A amenorreia hipotalâmica resulta em uma produção reduzida de hormônios ovarianos e hipoestrogenemia semelhantes à menopausa.
Tanto a amenorréia hipotalâmica quanto a menopausa estão associada com uma redução densidade mineral óssea. A osteoporose é uma doença caracterizada por uma massa óssea reduzida e uma deterioração da micro arquitetura do tecido ósseo, o que leva a uma maior fragilidade esquelética e um maior risco de fraturas.

www.posugf.com.br
 
Bases para Análise Fisiológica do Exercício e Nutrição - Adaptações do Sistema Endócrino e Neuromuscular / Pós-Graduação - Medicina do Esporte
Profº. Ivan Piçarro

Postado por:
Prof. Fabrício Alfonso Costa.
Pós-Graduando em Medicina do Esporte. 








sábado, 2 de fevereiro de 2013



CALENDÁRIO DE CORRIDA DE RUA (CUIABÁ 2013)
 
ABRIL

 

DIA 7

 

CORRIDA SENHOR BOM JESUS DE CUIABÁ

                                   10KM
 
MAIO

 

DIA 19

 

IV CORRIDA PEDESDRE ANIVERSÁRIO DE VÁRZEA GRANDE

 

10KM

 

DIA 26

 

CORRIDA DA INFANTARIA

 

       10 KM
 
JUNHO

 

DIA 8

 

 

CORRIDA NIGHT RUN

 

 

      7,5 KM

 
 
JULHO

 

DIA ---

 

XXVIII CORRIDA HOMEM DO FOGO

 

       10 KM

 

DIA 6

 

     CORRIDA DANTE DE OLIVEIRA

 

         7 KM
 
AGOSTO

 

DIA 4

 

II CORRIDA DA ESPERANÇA

 

6KM

 

DIA---

 

XV CORRIDA DA POLICIA MILITAR

 

         10KM
 
OUTUBRO

 

DIA 6

 

       4ª CORRIDA PEDESTRE DE CARA LIMPA CONTRA AS DROGAS

 

        5KM

 

DIA 26

 

    CORRIDA DAS TORRES

 

       10 KM
 
NOVEMBRO

 

DIA 10

 

CORRIDA DAS ÁGUAS CHAPADA DOS GUIMARÃES

 

5 KM E 10 KM

 

DIA 24

 

       CORRIDA DE COMBATE AO CÂNCER DE BOCA

 

4 KM E 6KM
 
DEZEMBRO

 

DIA 7

 

MINI-MARATONA SESC

 

                   7KM
 
OBS: ESTE CALENDÁRIO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES