quinta-feira, 29 de novembro de 2012

NOVE COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A TIREÓIDE

 Responsável por diversos processos hormonais no corpo, esta glândula interfere até mesmo no ritmo do organismo.
Getty Images
Exame da tireoide: glândula tem papel fundamental no funcionamento do coração e até do cérebro

O formato de borboleta da glândula tireoide também lembra o de um escudo. A origem do nome, explica a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) seria uma aglutinação dos termos thyreós (escudo) e oidés (forma de).
Veja a seguir algumas informações e curiosidades sobre esta glândula que exerce um papel fundamental no funcionamento do coração , do fígado, dos rins e até do cérebro .
 
1 – A tireoide atua no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, no peso, na memória, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na concentração, no humor e no controle emocional.
 
2 – Quando ocorre o hipotireoidismo, o coração bate mais devagar, o intestino não funciona corretamente e o crescimento pode ficar comprometido.
 
3 – Diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, aumento dos níveis de colesterol no sangue e depressão também são sintomas de hipotireoidismo.
 
4 – No caso de hipertireoidismo, que geralmente causa emagrecimento, o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, fala demais, gesticula muito, dorme pouco, sente-se com muita energia, embora também esteja cansada.
 
5 – Em um adulto, a tireoide pode pesar até 25 gramas.
 
6 – Disfunções na tireoide podem surgir em qualquer etapa da vida e são de simples de se diagnosticar. Além disso, elas podem ocorrer mesmo sem o papo (o nome correto para o inchaço na região da tireoide é bócio).
 
7 – O reconhecimento de um nódulo na tireoide pode salvar uma vida. Por isso, a palpação da glândula é de fundamental importância. Se identificado o nódulo, o endocrinologista deve solicitar uma série de exames complementares para confirmar ou descartar a presença de câncer .
 
8 – Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. Mas isso não significa que sejam malignos. Apenas 5% são cancerosos.
 
9 – Algumas crianças podem nascer com hipotireoidismo. Para detectá-lo, é realizado o chamado Teste do Pezinho, que deve ser feito, preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê.
 
Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

BARRIGA TANQUINHO


Barriga tanquinho depende 80% da alimentação


Não adianta se matar de treinar e fazer mil abdominais diariamente para tentar ficar com uma barriga chapada sem cuidar da dieta.
Alimentação é a chave da barriga tanquinho. Aliás, uma dieta adequada é a base do bom funcionamento de todo o organismo.
Diversos estudos mostram que deficiências nutricionais e maus hábitos à mesa, como a ingestão excessiva de gorduras saturadas, carboidratos simples e sódio, provocam alterações e refletem na saúde e na estética.
Um dos principais resultantes – e geralmente o que mais causa incômodo – é o acúmulo de gordura na região abdominal.
 A alimentação representa 80% da equação, mas com certeza os 20% de exercícios são essenciais.
E o que deve entrar no cardápio de quem quer secar? “Dê preferência a verduras, legumes e frutas, alimentos de fácil digestão. Aumente o consumo de fibras para ajudar no funcionamento do intestino e diminuir a sensação de abdome estufado. E tome muita água. Além de hidratar o organismo, ela auxilia na eliminação de toxinas e na retenção hídrica, diminuindo o inchaço abdominal.
As gorduras mono e poliinsaturadas, em doses adequadas, também ajudam na diminuição da gordura abdominal, por promoverem maior oxidação dos ácidos graxos e também por serem capazes de reduzir o índice glicêmico dos alimentos.
Entre as boas gorduras estão azeite de oliva extra-virgem, abacate, oleaginosas como castanha do pará e amêndoas e óleo de coco.
É importante consumir verduras e legumes, mas fique atento a alimentos como couve-flor, couve-manteiga, couve-de-bruxelas, repolho e brócolis, que podem provocar gases, aumentando o volume abdominal. A mesma coisa acontece com as leguminosas em geral (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja). É preciso deixar de molhos esses alimentos na noite anterior ao preparo. No dia seguinte, despreze essa água, lave bem os grãos em água corrente e coloque uma água nova para cozinhar.
As frutas devem ser consumidas frescas ou secas e sem o acréscimo de açúcar, leite condensado ou creme de leite. Já as carnes devem ser magras (de boi, sem gordura aparente, peixe ou frango sem pele). E prefira os carboidratos integrais.
 As refeições devem ser fracionadas. Coma menores quantidades e mais vezes durante o dia. E mastigue bem os alimentos. Quanto mais ‘quebrados’ eles estiverem, mais fácil será a digestão. Mastigar mais vezes ajuda a emagrecer.
 

Hidratação e secreção de Gh

O hormônio do crescimento tem como principais efeitos positivos a diminuição de gordura corporal, maior ganho de massa muscular e retardamento do envelhecimento.

O que poucas pessoas sabem é que com um gesto tão simples podemos aumentar sua secreção e com isso aumentar seus benefícios de forma natural.

Pesquisadores franceses  investigaram o efeito do estado de hidratação durante as sessões de treinamento e a amplitude de secreção do GH pós treino.

Os voluntários realizaram treinamento aeróbios de 40 minutos em duas situações:

a)    Sem hidratação

b)    Com hidratação equivalente à quantidade de liquido perdido na sessão sem hidratação
 

A secreção do Gh foi superior nos treinos com hidratação, o que permite acelerar a recuperação do organismo, obtendo assim maiores benefícios desse hormônio tão importante para o nosso corpo.

Observe seu consumo de água pós treino e também diário. E obtenha mais esses benefícios que a água proporciona, perda de gordura corporal, retardamento do envelhecimento e ganho de massa muscular.

Bom Treino!

E uma excelente Hidratação.

Artigo publicado no (European Journal of Endocrinology. 145(4):445-450, 2001).

Referência:

Revista Super Treino: Musculação, Fitness, Nutrição, Saúde, Antidoping, Edição n.19 – Abril / Maio 2006.
 
 

domingo, 25 de novembro de 2012

RISCO DURANTE A CORRIDA

 Risco durante a corrida, fique atento

Tendinite, canelite e fascíte plantar são as lesões mais comuns em quem pratica o esporte


Lesões por esforço repetitivo, estresse articular por sobrecarga, fraturas por estresse. A quantidade de danos que seu corpo pode sofrer durante a corrida é muito grande, mas um recente estudo realizado na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e publicado no renomado New Zealand Journal of Sports Medicine descobriu quais são os machucados mais comuns em quem pratica essa atividade. A síndrome do estresse medial da tíbia, a tendinopatia de Aquiles e a fascíte plantar são as campeãs.

Achou os nomes difíceis? O médico do esporte Samir Salim Daher, secretário da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) explica o que eles significam: "A síndrome do estresse medial da tíbia - também chamada de canelite - é uma inflamação no osso da tíbia que fica logo abaixo do joelho; a fascíte plantar é o mesmo problema, mas em uma membrana chamada fáscia plantar, que fica na sola do pé e é tensionada toda vez que tiramos o pé do chão; a tendinopatia de Aquiles ocorre em consequência da inflamação no tendão de mesmo nome, quem tem a função de impulsionar o corpo para frente durante a pisada".

Segundo Samir, a canelite ocorre em quem tem pé pronado, ou seja, quando o impacto da pisada vai todo para o osso da tíbia. Já as outras lesões surgem depois de um treino mais forte sem um período de descanso.
 
 
-Para prevenir as lesões, sempre faça um bom alongamento e aquecimento antes do treino principal e um desaguecimento e alongamento depois do treino.
 
-De intervalos de descanso de 48hs entre os treinos mais fortes.
 
-Faça treinos de alongamento e fortalecimento (musculação) paralelos aos treinos de corrida. Com mais flexibilidade e força a probabilidade de lesão é menor, e o desempenho da corrida sempre melhora muito mais. Isso é comprovado cientificamente.
 
-Provas de maratona deve ser realizadas apenas uma vez por ano, meia-maratona a cada três meses e 10km um vez por mês.
 
-Em caso de dor não inicie o treino, se sentir dor durante o treino interrompa imetiatamente e sempre procure ajuda profissional.
 
-Sempre siga as orientações do Educador Físico (treinador).
 
Artigo original: www.minhavida.com.br
 
Adaptado por : Prof. Fabrício Alfonso Costa
                                Fisiologista do Exercício

A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ



 

QUATRO DICAS PARA EMAGRECER SEM RISCOS


CORRIDA DAS ÁGUAS - CHAPADA DOS GUIMARÃES



GRUPO DE CORRIDA DE RUA ALPHA FITNESS

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SIGA AS CINCO DICAS PARA EMAGRECER


CINCO PIORES DIETAS DA MODA

Associação britânica lista as cinco piores dietas 'da moda'

A tentação de sucumbir a dietas radicais é grande; veja o que os especialistas desaconselham

Com a aproximação das festas de fim de ano e do verão, cresce a tentação em sucumbir a dietas radicais para perder peso. Mas muitas das dietas "da moda", ainda que endossadas e praticadas por celebridades, são pouco recomendadas por especialistas.
 
A Associação Dietética Britânica (BDA, na sigla em inglês) divulgou esta semana a lista (compilada anualmente) das cinco dietas que considera mais "suspeitas", a serem evitadas pelas pessoas:
 
5) A dieta do livro 6 Weeks to OMG
O título do livro de Venice A Fulton pode ser traduzido como "Seis semanas para que você diga 'Oh meu Deus'". O adendo promete: "Fique mais magro que todos os seus amigos". O regime, explica a BDA, sugere exercícios físicos cedo pela manhã (depois de uma dose de café preto), seguidos de um banho frio para estimular o corpo a queimar gordura acumulada. Café da manhã, só mais tarde, às 10h. O autor argumenta que "algumas frutas bloqueiam a perda de gordura", rejeita pequenas refeições ao longo do dia e defende as proteínas.
BBC
Dietas: sem orientação apropriada, algumas delas podem colocar a saúde em risco
A BDA, no entanto, diz que ninguém terá "o tempo e a energia de seguir essa dieta" e critica o livro por "selecionar pesquisas em vez de (oferecer) uma visão equilibrada de como a rotina de muitas pessoas não consegue acomodar" os mandamentos do autor. Também defende a inclusão de um "café da manhã" saudável e se opõe ao caráter "competitivo" da dieta, alegando que ele estimula o "comportamento extremo".
 
4) Dieta da "Alcorexia"
É apontada como uma dieta comumente praticada por top models e celebridades, por consistir em ingerir pouquíssimas calorias durante o dia para "guardar" espaço para ingerir grandes quantidades de álcool. A dieta é chamada de "loucura" pela BDA, por não fornecer as quantidades adequadas de calorias, vitaminas e nutrientes necessários para "sobreviver e funcionar".
 
"Você se sentirá cansado, fraco, sem energia e facilmente irritável", adverte a associação. "Evitar comida para dar lugar ao álcool é absolutamente estúpido e pode facilmente resultar em coma alcoólico ou mesmo em morte."
 
3) Dieta intravenosa, ou "Party Girl IV Drip"
Bolsas de soro são usadas em hospitais para alimentar e medicar pacientes em hospitais. Mas esse método é usado em uma dieta em que paga-se caro para receber, de forma intravenosa, uma solução que costuma incluir vitaminas, magnésio e cálcio.
 
A BDA argumenta "há poucas provas de que isso funciona". Além disso, os efeitos colaterais podem incluir tontura, infecções, inflamação de veias e, em último caso, choque anafilático. Se é para ingerir nutrientes, a organização sugere que isso ocorra pela via "tradicional": pela ingestão de alimentos e bebidas saudáveis.
 
2) Dieta Congênita de Nutrição Enteral (KEN)
Também apontada como uma "dieta de celebridades", a dieta KEN consiste em não comer nada.
"Em vez disso, durante dez dias de um ciclo, uma fórmula líquida é liberada diretamente no estômago, por meio de um tubo de plástico que chega até o nariz do paciente", explica a associação.
 
A BDA diz, porém, que tubos naso-gástricos foram na verdade criados para pessoas com doenças crônicas e critica o uso para emagrecimento. A entidade ressalta ainda um efeito colateral sério: os seguidores dessa dieta provavelmente terão que tomar laxativos, já que não estão ingerindo fibras.
 
1) Dieta Dukan
Baseada no consumo de proteínas, divide-se em quatro fases - a primeira prometendo "resultados imediatos" e as seguintes reforçando e consolidando a perda de peso. Segundo a BDA, "há pouca ciência por trás" da dieta.
 
"Ela funciona com a restrição de alimentos, calorias e controle de porções. Cortar grupos alimentares não é aconselhável. A dieta é tão confusa, rígida e consome tanto tempo que, em nossa opinião, é muito difícil de ser sustentada".
A associação agrega que o próprio autor da dieta, Pierre Dukan, "adverte sobre problemas colaterais como falta de energia, constipação e mau hálito".
 
Artigo original: www.saude.ig.com.br

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Sete maneiras de definir os músculos do Abdomem



 É importante ressaltar que não existe um único exercício capaz de realizar esse objetivo. Para definir o abdômen, é importante conciliar exercícios de fortalecimento com sessões de treinamentos aeróbios, para diminuir a porcentagem de gordura. Além disso, é preciso trabalhar os alongamento dos músculos que mantém a postura equilibrada. E não esquecer da reeducação alimentar.
  • mulher respirando fundo - Foto: Getty Images
  • mulher caminhando - Foto: Getty Images
  • mulher sentada alinhando a postura - Foto: Getty Images
  • mulher fazendo yoga - Foto: Getty Images
  • mulher fazendo pilates - Foto: Getty Images
  • Aula de spinning  - Foto: Getty Images
  • homem alongando no parque - Foto: Getty Images
  • aula de abdominal - Foto: Getty Images
                            
mulher respirando fundo - Foto: Getty Images

Controle da respiração

O controle da respiração durante a realização de outros exercícios físicos tem como principal objetivo a estabilização do movimento. Por isso, a respiração em si não traz modificações na estética e no fortalecimento da parede abdominal. No entanto, para um indivíduo destreinado, esse estímulo pode ser suficiente para obter pequenas melhorias nesses músculos, como a diminuição da flacidez.
mulher caminhando - Foto: Getty Images

Caminhada e corrida

Os dois exercícios são excelentes aliados na definição dos músculos abdominais. Para conquistar a definição muscular desejada, três fatores são de extrema importância:

- hipertrofia dos músculos abdominais
-diminuição da porcentagem de gordura
-boa postura

A corrida e a caminhada são excelentes aliadas na diminuição da porcentagem de gordura.
mulher sentada alinhando a postura - Foto: Getty Images

Boa postura

Ela é fundamental para eliminar a barriga. A postura inadequada pode ocorrer por um desequilíbrio muscular, evidenciado pela fraqueza da parede abdominal e pelo encurtamento da musculatura vertebral lombar e flexores do quadril. Associado a esse quadro, observa-se aumento da lordose lombar, causa frequente de quadros de lombalgia. Por isso, o fortalecimento e o alongamento das musculaturas favorecem a manutenção ou a melhora do alinhamento postural.
mulher fazendo yoga - Foto: Getty Images

Aulas de yoga

As aulas de yoga podem ajudar na definição do abdômen. Além das técnicas respiratórias que promovem o trabalho dos músculos abdominais profundos, inúmeras posições da prática solicitam fortemente o trabalho abdominal para a estabilização dos movimentos, contribuindo para o fortalecimento da parede abdominal.
mulher fazendo pilates - Foto: Getty Images

Pilates

Os exercícios praticados no Pilates são excelentes aliados na definição da região. Em todos eles, o principio básico é a ativação dos músculos profundos do abdômen, promovendo a correta respiração, a estabilização do centro de equilíbrio e a melhora postural. Além disso, o trabalho dos músculos superficiais do abdômen é extremamente solicitado na execução de inúmeros movimentos, contribuindo para a melhora da definição muscular.
Aula de spinning  - Foto: Getty Images

Aulas de spinning

As aulas de spinning podem favorecer o abdômen por auxiliarem na manutenção da composição corporal ou na diminuição da porcentagem de gordura. Assim como a corrida e a caminhada, trata-se de uma atividade aeróbia e que, por isso, ajuda na queima de gordura. Mas, por causa da posição sentada, é importante observar a postura e trabalhar, em conjunto, exercícios para melhorar o equilíbrio postural.
homem alongando no parque - Foto: Getty Images

Alongamento

Apesar de não atuar de forma significativa na diminuição da porcentagem de gordura ou no fortalecimento abdominal, as aulas de alongamento podem auxiliar na melhora da definição muscular. Isso porque esses movimentos promovem o equilíbrio postural, fator extremamente importante também para a estética.
aula de abdominal - Foto: Getty Images

Tonificação ou hipertrofia?

A diferença entre o trabalho de tonificação e hipertrofia muscular não está na modificação dos exercícios, e sim na intensidade e volume de trabalho a ser realizado. Para priorizar a hipertrofia, a carga (intensidade) de trabalho deverá ser maior, portanto o volume (repetições) total diminui. Em trabalhos de tonificação muscular, o volume total de trabalho é aumentado, portanto a carga de trabalho fica diminuída (em relação a um treinamento para hipertrofia). Vale lembrar que, para qualquer um dos objetivos, as últimas repetições devem ser realizadas com dificuldade.
 
Artigo original: www.minhavida.com.br
 
Adaptado por: Fabrício Alfonso Costa
                       Fisiologista do Exercício

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

POR QUE VOCÊ NÃO CONSEGUE EMAGRECER

21 motivos que fazem você não emagrecer


  • fibras - Foto: Getty Images
  • mulher fazendo cara feia para a comida - Foto: Getty Images
  • Pular refeições - Foto: Getty Images
  • mulher se pesando - Foto: Getty Images
  • mulher bebendo água - Foto Getty Images
  • mulher comendo - Getty Images
  • homem comendo um hamburguer - Foto: Getty Images
  • mulher ansiosa - Foto: Getty Images
  • Beliscar o tempo todo - Foto: Getty Images
  • mulher fazendo cara feia para a comida - Foto: Getty Images
  • homem no mercado - Foto: Getty Images
  • mulher se pesando - Foto: Getty Images
  • homem comendo pizza - Foto: Getty Images
  • homem sentado no sofá - Foto: Getty Images
  • happy hour - Foto: Getty Images
  • frituras - Foto: Getty Images
  • homem comendo bolo - Foto: Getty Images
  • jejum - Foto: Getty Images
  • damascos e ameixas secas - Foto: Getty Images
  • mulher comendo um bombom - Foto: Getty Images
  • refrigerantes - Foto: Getty Images
                            
fibras - Foto: Getty Images

Esquecer-se de pôr fibras no cardápio

As fibras estão relacionadas à maior saciedade. Ou seja, menos fibras é igual a mais comida e, portanto, mais calorias. Cereais integrais, frutas, legumes e verduras respondem como boas fontes do nutriente. Provavelmente, uma alimentação carente nestes alimentos é composta por ingredientes mais calóricos, o que leva ao ganho de peso.
mulher fazendo cara feia para a comida - Foto: Getty Images

Repetir sempre o mesmo menu

Pessoas que desejam emagrecer seguindo uma alimentação monótona desistem mais fácil do projeto de emagrecimento, constata Roberta. Variar os tipos de alimentos, texturas e sabores é um dos segredos para perder peso com saúde.
Pular refeições - Foto: Getty Images

Pular refeições

Ao pular refeições, você só faz com que a fome se acumule. Fome acumulada pode significar descontrole e excesso alimentar em algum período do dia , alerta Roberta. Além disso, não realizar, pelo menos, cinco refeições por dia, faz com que a quantidade de nutrientes importantes para o corpo não seja fornecida adequadamente.
mulher se pesando - Foto: Getty Images

Estipular metas difíceis de serem atingidas

Segundo a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, estabelecer metas de grande perda de peso, em pouco tempo, pode surtir efeito contrário e levar à desistência do projeto. Estabeleça pequenas metas durante o processo de emagrecimento. As vitórias ao longo do caminho servem como estímulo e mostram que é possível chegar ao peso desejado, aconselha.
mulher bebendo água - Foto Getty Images

Beber pouca água

Zero calorias e muitos benefícios. Mesmo assim, muita gente faz cara feia na hora de beber água (2 litros é a dose mínima por dia). Além de fundamental para se manter bem hidratado, o consumo de água durante o dia retarda a sinalização de fome. Portanto, ela está envolvida com a menor ingestão de alimentos, diminuindo as calorias diárias.
mulher comendo - Getty Images

Comer depressa demais

Quando você faz refeições rápidas demais não dá o tempo necessário para o cérebro entender que o estoque de alimentos foi reposto e que, portanto, você pode parar de comer. De acordo com Roberta Stella, é preciso reservar, pelo menos, 30 minutos para fazer as refeições. Ingira os alimentos calmamente, em um ambiente tranquilo, evitando comer na frente do computador ou da televisão, completa.
homem comendo um hamburguer - Foto: Getty Images

Extrapolar na quantidade dos alimentos

A moderação é mais um segredo para ver o ponteiro da balança descer. Ingerir uma quantidade de alimentos além da necessária leva ao excesso calórico que, por sua vez, resulta no ganho de peso.
mulher ansiosa - Foto: Getty Images

Dar importância desmedida ao regime

Focar toda a sua atenção à dieta, não é nada estimulante. Pensar no cardápio equilibrado a todo momento leva a uma sensação de privação e punição por ter adquirido os quilinhos extras. Veja positivamente sua mudança de hábitos alimentares. Quando menos esperar, o emagrecimento vai aparecer, incentiva a nutricionista.
Beliscar o tempo todo - Foto: Getty Images

Beliscar o tempo todo

Beliscar o dia todo faz com que você perca a noção da quantidade de alimentos ingeridos, afirma Roberta. O melhor a fazer é estipular horários para pequenos lanches entre as refeições principais. Isso ajuda muito a evitar qualquer tipo de excesso, garante a especialista.
mulher fazendo cara feia para a comida - Foto: Getty Images

Dispensar legumes e verduras

Fazer dieta, para você, é sinônimo de cortar calorias (a inclusão de alimentos saudáveis é só um adicional). Grande engano, já que legumes e verduras são indispensáveis na mesa. Além dos inúmeros nutrientes que oferecem, os vegetais são ricos em fibras e saciam sua fome mais rapidamente. Deixar de ingeri-los leva a um maior consumo de alimentos e calorias, prejudicando assim, o emagrecimento, conta a nutricionista do Minha Vida.
homem no mercado - Foto: Getty Images

Ignorar as informações dos rótulos

As informações contidas nos rótulos dos alimentos são as melhores armas para os consumidores encherem o carrinho de compras saudáveis. Analisando as tabelas, dá para saber se a porção do alimento tem calorias excessivas, nutrientes importantes, ou ainda, se é rica em gorduras e açúcares.
mulher se pesando - Foto: Getty Images

Sofrer com a ansiedade pelos resultados

Evite se pesar em diversos momentos do dia. A variação apontada pela balança é normal em diferentes horários e até em dias consecutivos. Essas mudanças, principalmente quando o ponteiro sobe, podem desanimar quem está de dieta, conta Roberta Stella, nutricionista do Minha Vida. Por isso, pese-se somente a cada sete dias, com menos roupas possíveis, no mesmo horário e na mesma balança.
homem comendo pizza - Foto: Getty Images

Cometer deslizes nos finais de semana

Muitas pessoas fazem um pequeno deslize se transformar em início da desistência do projeto de emagrecimento. Para se prevenir, fuja de situações que incentivam o excesso. Caso já tenha extrapolado, volte à dieta logo em seguida, sem restrições exageradas para compensar as calorias a mais, ensina a especialista.
homem sentado no sofá - Foto: Getty Images

Não praticar exercícios

Por aumentar o gasto calórico, as atividades físicas são excelentes meios para acelerar o emagrecimento. Outros pontos positivos dos exercícios é que eles diminuem a porcentagem de gordura corporal e aumentam a massa magra. Como os músculos queimam mais calorias, as atividades físicas ainda ajudam na manutenção do peso.
happy hour - Foto: Getty Images

Ser fã dos chopinhos nas happy hours

O típico encontro com os amigos após o expediente pode ser uma armadilha para quem quer emagrecer. Chope, batata frita, amendoim e salgadinhos esbanjam calorias e nunca faltam nas happy hours. Você não precisa deixar de sair com os amigos, mas proponha bares e restaurantes que oferecem opções de petiscos mais saudáveis.
frituras - Foto: Getty Images

Não substituir as frituras pelos grelhados

Se você ainda não se convenceu de que precisa substituir os alimentos fritos pelos grelhados, aí vai uma boa causa: eles têm o dobro ou mais calorias que suas versões assadas ou feitas na chapa. Prefira sempre o grelhado, enfatiza a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida.
homem comendo bolo - Foto: Getty Images

Ceder aos doces

Na lista de campeões em gorduras e açúcares, os doces certamente levam a um excesso calórico. O conselho da nutricionista Roberta Stella é resistir ao máximo. Se a vontade for muita, opte pelas menores porções.
jejum - Foto: Getty Images

Acreditar em dietas milagrosas

Segundo Roberta, as dietas altamente restritivas são caminho certo para o abandono do plano de emagrecimento. Opte por uma dieta equilibrada que faça com que a redução de peso seja gradual, mas efetiva, aconselha.
damascos e ameixas secas - Foto: Getty Images

Deixar de incluir lanches entre as refeições principais

Deixar intervalos grandes entre um prato principal e outro faz você chegar faminto às refeições. Não fique mais que quatro horas sem se alimentar. Garanta isso fazendo pequenos lanches, diz a nutricionista.
mulher comendo um bombom - Foto: Getty Images

Exagerar na determinação

Quando a vontade por alguma tentação aperta, você resiste bravamente. A atitude exemplar nem sempre é a mais ideal. Acumular vontade pode levar a um descontrole mais adiante, alerta Roberta Stella. Se a vontade de comer um doce for muito grande, por exemplo, coma um bombom ou uma barrinha pequena de chocolate. Assim, você evita comer a caixa de bombons inteira em algum outro momento.
refrigerantes - Foto: Getty Images

Tomar refrigerantes

 As bebidas gaseificadas dão uma falsa sensação de saciedade. O que acontece é que, logo após uma refeição, você volta a sentir fome mais cedo e passa a beliscar. Para acompanhar as refeições, opte por um copo de água ou de suco natural.

Artigo original: www.minhavida.com.br