quinta-feira, 31 de maio de 2012

XXVII CORRIDA HOMENS DO FOGO (2012)

Inscrições abertas para corrida homens do fogo 2012.
Acesse o site: www.bombeiros.mt.gov.br/eventos/corrida/2012?f=inscricoes

A corrida será realizada no dia 24/06/2012

Art. 8º. O período de inscrição será de 14 de maio a 15 de junho de 2012. Para as inscrições para PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, no horário de atendimento das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.
Art. 9º. Não haverá inscrições no dia da Corrida Homens do Fogo.


A LARGADA
Art. 30. A largada para a Corrida Homens do Fogo, na Categoria de Pessoas com Deficiência, será às 06h50min do dia 24/06/2012 na Alameda Júlio Muller, nº 1.450 (Coordenadoria de Logística e Patrimônio CBM/MT), Bairro Alameda em Várzea Grande-MT.
Art. 31. A largada para a Corrida Homens do Fogo, para as demais categorias, será: às 06h55min para os homens e às 07h00mim para as mulheres, no dia 24/06/2012, na Alameda Júlio Muller, nº 1.450 (Coordenadoria de Logística e Patrimônio CBM/MT), Bairro Alameda em Várzea Grande-MT.

PERCURSO DA CORRIDA HOMENS DO FOGO
Art. 17. O percurso terá a largada na Alameda Júlio Muller, nº 1.450 (Coordenadoria de Logística e Patrimônio CBM/MT), Bairro Alameda em Várzea Grande-MT, seguindo até a rotatória da Avenida S Um. Seguindo pela Avenida S Um até a Ponte Sérgio Motta, chegando até a Rotatória da Avenida Beira Rio. Seguindo pela Avenida Beira Rio até ao retorno em frente ao Parque de Exposições. Em seguida, retornando pelo mesmo trajeto até o ponto de chegada que será o mesmo da largada.
Art. 18. Todo o percurso será delimitado por sinalização realizada pela Polícia Militar, SMTU e Guarda Municipal de Várzea Grande e batedores com motocicletas.

quinta-feira, 17 de maio de 2012


Cuidado com as calorias líquidas

Cortar líquidos pode ser mais eficiente do que reduzir a alimentação

Chris Bertelli, iG São Paulo | 15/05/2012.

 

Quem gosta de controlar a alimentação, precisa tomar cuidado com o que os especialistas chamam de calorias invisíveis. Concentradas naquilo que você bebe, ganharam esse nome porque são frequentemente ignoradas por quem está fazendo dieta.

“As pessoas se preocupam com aquilo que comem e não atentam ao que estão colocando no copo. Daí a dieta não dá certo e elas não sabem por que”.

Uma lata de refrigerante contém, em média, 150 calorias. Se uma pessoa tomar uma por dia, na hora do almoço, por exemplo, terá acrescido 1050 calorias à semana, o equivalente a quatro hambúrgueres.

“Dependendo do que a pessoa consome, a bebida pode representar até 50% do valor calórico de toda a refeição”.

E os refrigerantes não são os únicos vilões. Suco de frutas em excesso, principalmente os de caixinha, além de serem ricos em conservantes, têm muitas calorias. Um copo de suco de laranja de caixinha, por exemplo, tem em média 140 calorias.

“No entanto, o natural têm fibras, que reduzem o valor calórico e são benéficas ao organismo”. “O melhor mesmo é comer uma laranja. Assim é possível aproveitar todas as fibras e reduzir a ingestão calórica”.

A opção totalmente saudável e light e indicada pelas especialistas é a água.

 Para quem acha a escolha sem graça, outras duas opções: suco de limão ou de maracujá. “As duas frutas contêm pouca frutose e, por isso, poucas calorias”. Mas não vale colocar açúcar.

Mais eficiente

Quando o assunto é perda de peso, cortar os líquidos pode ser mais eficaz do que diminuir a quantidade de alimento. É o que diz um estudo realizado pelo Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, nos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram que reduzir apenas uma porção do consumo de bebidas açucaradas, como refrigerante ou sucos artificiais, pode emagrecer meio quilo em seis meses. Ao reduzirem as mesmas calorias em alimentos, o emagrecimento foi cinco vezes menor no mesmo período.

Veja a tabela e confira quantas calorias você está ingerindo a mais por dia, sem perceber.

Bebidas não alcoólicas:

Água de coco verde - 1 copo de 240 ml - 62 kcal
Café com açúcar - 1 xícara de 50 ml - 33 kcal
Café sem açúcar 1 xícara de 40 ml - 3 kcal
Caldo de cana - 1 copo de 240 ml - 202 kcal
Energético - 1 frasco de 473 ml - 109 kcal
Refrigerante - 1 lata de 350 ml - 137 kcal
Refrigerante Light - 1 lata de 350 ml - 1,5 kcal
Suco de abacaxi natural - 1 copo de 240 ml - 100 kcal
Suco de acerola natural - 1 copo de 240 ml - 36 kcal
Suco de maçã natural - 1 copo de 240 ml - 154 kcal
Suco de manga natural - 1 copo de 240 ml - 109 kcal
Suco de morango natural - 1 copo de 240 ml - 39 kcal

Bebidas alcoólicas:

Aguardente - ½ copo - 120 ml - 277 kcal
Cerveja - 1 lata de 350 ml - 147 kcal
Champanhe - 1 taça de 125 ml - 85 kcal
Chope - 1 tulipa de 300 ml - 180 kcal
Vinho branco doce - 1 taça de 125 ml - 178 kcal
Vinho branco seco - 1 taça de 125 ml - 107 kcal
Vinho Rosé - 1 taça de 125 ml - 93 kcal
Vinho tinto seco - 1 taça de 125 ml - 107 kcal
Vodka - 1 cálice de 20 ml - 48 kcal
Uísque - 1 dose de 100 ml - 240 kcal.

Fonte: Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)


terça-feira, 8 de maio de 2012

OBESIDADE NO BRASIL


Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose processo mórbido) é uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético.
Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: o excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, apneia do sono e osteoartrite.

Segundo o IBGE, em pesquisa feita em 2008 e 2009, no Brasil a obesidade atinge 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres com mais de 20 anos, 4,0% dos homens e 5,9% das mulheres entre 10 e 19 anos e 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas entre 5 a 9 anos. A obesidade aumentou entre 1989 e 1997 de 11% para 15% e se manteve razoavelmente estável desde então sendo maior no sudeste do país e menor no nordeste.

Em 2012 um estudo do IBGE diz que 49%dos brasileiros estão obesos.

Fonte: Wikipédia


Calendário 2012 (Corrida de Rua)


20 de Maio - Corrida da Infantaria (10 km)
24 de Junho - Corrida "Homens do Fogo” (10 km)

1 de Julho - Corrida Dante de Oliveira (10 km)


15 de Julho - Corrida do Carteiro (10 km)


29 de Julho - Mini-Maratona do SESC (8 km)
05 de Agosto - II Corrida da Esperança
18 de Agosto - XIV Corrida da Polícia Militar (10 km)
16 de Setembro - Corrida do SESI (15 km)
7 de Outubro - 4ª Corrida Pedestre de Cara Limpa Contra as Drogas
27 de Outubro - Corrida do Servidor Público (10 km)


2 de Dezembro - Corrida da SEFAZ
Corridas de rua realizadas na baixada cuiabana
13 de Maio - Corrida do Aniversário de VG
10 de Junho - Corrida Senador Jonas Pinheiro (em Santo Antônio de Leverger)
11 de Novembro - Corrida das Águas (Chapada dos Guimarães) (5 km e 10 km)

Somente o fato da corrida estar no calendário não é uma garantia que ela aconteça, mas já serve para termos uma noção de como será 2012 e começarmos a nos preparar.


Vamos Treinar!

Prof. Fabrício Alfonso Costa
Fisiologista do Exercício
"Qualidade de vida e Bem-Estar através da "Atividade Física Orientada"

Menos de 15% praticam atividade física com regularidade


Não é novidade que os brasileiros estão cada vez mais sedentários. O surpreendente é o resultado de mais uma pesquisa, publicada pelo Estadão, sobre o tema.

O
Ministério da Saúde divulgou que apenas 14,7% dos brasileiros praticam atividades físicas com a regularidade. A prática regular de atividades físicas é definida pela Organização Mundial da Saúde - OMS como 30 minutos diários de atividades físicas, cinco vezes por semana.

O estudo também mostra que chega a 16,4% o índice de
sedentarismo no país – percentual de pessoas que não fazem nenhuma atividade física (nem mesmo durante o deslocamento para o trabalho ou na limpeza da casa).

Nos períodos de descanso, os dados indicam que é a televisão o que mais distrai o brasileiro – 25,8% dos adultos passam pelo menos três horas em frente à TV durante cinco dias da semana ou mais.
Conheça os sete principais benefícios da atividade física regular

Exercício melhora seu humor

Depois de um dia estressante. Um
treino personalizado, na academia ou uma caminhada rápida de 30 minutos pode ajudá-lo a se acalmar. A atividade física estimula várias reações químicas no cérebro que podem deixar você mais feliz e mais relaxado do que você estava antes, podendo até mesmo ajudar a prevenir a depressão. Fazendo com que se sinta melhor, aumentando sua confiança e auto-estima.

Exercício combate doenças crônicas

Preocupado com doenças cardíacas ou tentando prevenir a osteoporose? A atividade física regular pode ajudar a prevenir ou gerenciar a pressão arterial elevada. Através dela, seu colesterol também vai ser beneficiado, pois aumenta a lipoproteína de alta densidade (HDL), ou bom colesterol, enquanto diminui os níveis de triglicérides e o colesterol ruim (LDL). Este golpe duplo deixa seu sangue fluir sem problemas, reduzindo o acúmulo de placas nas artérias, além de ajudar a prevenir diabetes tipo 2 , osteoporose e alguns tipos de câncer.

Exercício ajuda a controlar seu peso

Quando você faz atividade física, você queima
calorias. Quanto mais intensa a atividade, mais calorias você queima e é mais fácil manter o peso sob controle. Alguns exemplos são fáceis de seguir: vá pelas escadas ao invés do elevador, leve seu cachorro para passear, caminhe durante a pausa de seu almoço, levante-se no intervalo da TV, ou melhor, movimente-se o máximo que puder, pois ao longo do dia, você verá que gastou mais calorias do que imagina.

Exercício aumenta o seu nível de energia

A atividade física fornece oxigênio e nutrientes aos tecidos, ajudando todo o sistema cardiovascular, tornando mais eficiente a circulação do sangue pelo coração e através dos vasos sanguíneos. Quando o seu coração e pulmões trabalham mais, você tem muito mais energia para fazer as coisas que mais gosta.

Exercício promove um sono melhor

Você tem dificuldade para adormecer? Com o aumento de suas atividades físicas durante o dia isso poderá ser resolvido. Às vezes o exercício físico é a chave para a solução de uma noite bem dormida. Quando isso acontece, melhoramos a concentração, a produtividade e o humor. No entanto, se você se exercitar muito perto da hora de dormir, poderá ficar muito energizado para adormecer, portanto a melhor solução seria treinar mais cedo.

Exercício pode melhorar e estimular seu desempenho sexual

A atividade física pode deixá-lo com maior disposição, energia e consequentemente proporcionar um efeito mais positivo na sua vida sexual. No caso dos homens, por exemplo, aqueles que se exercitam regularmente têm menos probabilidade de ter problemas com a disfunção erétil do que os que não o fazem, especialmente à medida que envelhecem.

Exercício pode ser uma diversão

O que fazer num sábado à tarde? Procure uma atividade para a família inteira. A atividade física não precisa ser penosa. Faça aulas de dança, caminhada em família, brinque em uma parede de escalada, empurre seus filhos no balanço ou vá a um parque respirar ar puro. Jogue bola, vôlei, queimada com eles. Encontre uma atividade física de que você goste e se cansar faça outra, experimente algo novo.

O que importa é que você se mexa e gaste mais calorias do que você costuma ingerir com sua alimentação. E agora, se estiver convencido de que a atividade física regular é boa, comece hoje mesmo a ter mais saúde e disposição.